Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Imóvel desaba no Pirambu em madrugada de chuva; Fortaleza registra 92 mm

06:59 | Jun. 14, 2019
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 9h50min

Um imóvel desabou nesta sexta-feira, 14, durante madrugada de chuva em Fortaleza. Não há vítimas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Entrando no quarto dia seguido de chuva, Fortaleza registrou, entre a manhã dessa quinta-feira, 13, e esta sexta-feira, 14, 92 milímetros (mm) de precipitação. A informação da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) corresponde às últimas 24 horas. 

O desabamento ocorreu por volta das 2 horas desta sexta, no cruzamento da rua Santa Inês com a rua Álvaro de Alencar. O imóvel estava interditado há cerca de três meses, conforme a Defesa Civil. Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, há cratera na via. A Defesa Civil informou que, após o desabamento, outra residência foi interditada e a família foi abrigada por vizinhos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Equipe da Cagece está no local. A secretária da Infraestrutura de Fortaleza, Manuela Nogueira, também foi ao endereço e informou que a casa estava interditada por causa do risco de desabamento. Tanto a Cagece quanto a Prefeitura já tinham atuado realizando reparos nas redes de água e de drenagem vizinhas à casa. "Eu identifiquei, com informações da Cagece e da Secretaria de Conservação, que existe visivelmente outra galeria antiga de drenagem que passa abaixo da casa. E uma anilha está totalmente obstruída. Provavelmente, com a chuva da última noite, a água tentou passar e houve rompimento na manilha", comentou a secretária. Como o terreno não estava 100% compactado, e pelo peso da casa, houve o desabamento.

Moradores relataram que o problema de buracos envolvendo a infraestrutura de saneamento e abastecimento e drenagem de água é recorrente na região.

Conforme Manuela Nogueira, há equipe mobilizada para tapar o buraco, fazer a recuperação da rede de drenagem e, em até 30 dias, ela acredita que o local esteja recuperado, em um trabalho conjunto de Prefeitura e Cagece.

Alagamentos

Alagamentos foram registrados em pontos conhecidos da cidade, como na rua Professor Anacleto, no Parque Araxá. O túnel da Avenida Borges de Melo pegou mais água e está, de novo, sem acesso. 

Funceme

A Funceme informou, às 7h15min, 35 postos com chuva em 29 municípios do Estado. O segundo local com maior precipitação é Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) com 79 mm. Em seguida, São Gonçalo Do Amarante (Posto: Croata): 40 mm, Ibiapina (Posto: Ibiapina): 39.5 mm e Maranguape (Posto: Itapebussu): 37.4 mm. Caucaia, Aratuba e Redenção também estão entre os principais municípios com registro de chuva.

Nesta sexta-feira, deve continuar chovendo no litoral do Ceará. No Maciço de Baturité, na Ibiapaba e na região Jaguaribana, as chuvas serão isoladas, ainda segundo a Funceme. No sul do Estado, nebulosidade variável.

Com informações das repórteres Germana Pinheiro e Marcela Tosi

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar