Participamos do

Estudo sobre dessalinização da água em Fortaleza é apresentado na Bahia

Apresentação é uma prévia da pesquisa para transformar água do mar em água potável, com pretensão de atender parte da Região Metropolitana de Fortaleza
09:33 | Mai. 23, 2019
Autor Wanderson Trindade
Foto do autor
Wanderson Trindade Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com intuito de combater a seca no Nordeste, o Governo do Ceará pretende empreender, juntamente com a Companhia de Água e Esgoto (Cagece), uma planta de dessalinização de grande porte. Para desenvolver o projeto, a GS Inima Brasil está elaborando pesquisa sobre o assunto. Prévia do estudo está sendo apresentada nesta quarta-feira, 22, e quinta-feira, 23, durante seminário em Salvador, na Bahia.

O evento é promovido pela Associação Latinoamericana de Dessalinização e Reuso de Água (Aladyr), que discute o reuso e o tratamento de água e efluentes. Esta seria a primeira planta de dessalinização de grande porte no País, que está com processo licitatório sendo preparado pelo Governo Estadual.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A infraestrutura deve se basear no projeto da GS, que é uma empresa espanhola com trabalho de dessalinização realizado na África.

Expectativa do projeto é produzir um metro cúbico de água potável por segundo, ou seja, volume com capacidade para atender aproximadamente 300 mil pessoas. A tecnologia de Osmose Reversa (OR) foi a escolhida para tratar a água do mar que será convertida em água potável, cuja pretensão é abastecer parte da Região Metropolitana de Fortaleza.

Estudo ainda não está completo, mas, no evento de Salvador, a pesquisa se apresenta como possível proposta de Parceria Público-Privada (PPP) no Ceará.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags