Participamos do

Justiça nega liminar a candidato a reitor que denuncia "movimento" para excluir nome dele de lista tríplice

Em resposta à denúncia, a 1ª Vara Federal do Ceará negou o pedido de liminar que interromperia o processo
10:06 | Mai. 18, 2019
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A 1ª Vara Federal no Ceará negou, nessa sexta-feira, 17, pedido de liminar do professor Cândido Albuquerque que solicitava que a Justiça interferisse na lista de indicados pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFC para a reitoria da instituição. Cândido denunciou que a definição da lista tríplice, que deve ser enviada ao presidente Jair Bolsonaro para a escolha do novo reitor, ignoraria a consulta à comunidade acadêmica. A lista ainda não foi elaborada.

Na consulta, o candidato Custódio Almeida foi o mais votado. Cândido ficou em terceiro lugar, atrás do candidato Antônio Gomes.

A acusação de Albuquerque é de que estaria acontecendo um "movimento" com "maioria ocasional" no Consuni para excluir seu nome da lista a ser encaminhada ao presidente, incluindo um nome "absolutamente estranho ao processo". Segundo ele, o Consuni teria "compromisso" com um dos candidatos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A consulta para escolha do reitor da UFC foi no último dia 8. O processo é uma forma de consulta à universidade, mas a lista tríplice encaminhada ao presidente é definida pelo Consuni.

Cândido entrou na Justiça com um mandado de segurança preventivo com pedido de liminar, solicitando que fossem colocados "em votação unicamente os três candidatos declarados aptos a serem votados pela Comissão Eleitoral Central", além de considerar nulos os votos anunciados em nome de qualquer outro candidato que não tenha participado da consulta.

O POVO Online entrou em contato com o setor de Comunicação Social da UFC nessa sexta-feira para solicitar uma resposta aos questionamentos do candidato. Foi informado que a lista tríplice, citada pelo candidato, sequer foi feita pelo Consuni, o que só deve acontecer nesta segunda-feira, 20.

O presidente da comissão eleitoral, professor Haroldo Beltrão, informou à reportagem que, após todo o processo de consulta à comunidade, a participação dele nas eleições para reitor chegou ao fim, já que ele não integra o Consuni. Ele deve apenas apresentar formalmente o resultado da consulta na reunião do Conselho desta segunda-feira.

O professor explicou que a consulta à comunidade não é uma obrigatoriedade exigida pela lei e que tal etapa pode ser totalmente descartada quando o Conselho se reunir para determinar os nomes que irão constar a lista. No entanto, ele avaliou como mais acertado respeitar a decisão da maioria da universidade.

À Justiça, o Gabinete do Reitor Henry Campos informou que "o processo eleitoral deverá ser concluído no próximo dia 20/5, segunda feira, às 14 horas, com a convocação do Egrégio Conselho Universitário para votar a composição da lista para reitor, tudo nos termos que dispõem a legislação federal e as normas internas".

Foi assegurado pela universidade que todos os termos da legislação federal serão seguidos. No documento assinado pelo reitor - que é presidente do Conselho Universitário - é informado ainda que a UFC "desconhece qualquer espécie de movimentação estranha ao processo eleitoral no sentido de alterar o resultado da consulta".

O professor Cândido Albuquerque foi procurado pelo O POVO Online, mas não atendeu as ligações feitas durante a tarde e o início da noite dessa sexta-feira.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags