Participamos do

"Cabe a nós mostrar que o mais votado é o melhor para a UFC", diz Custódio após vencer consulta

Articulação deve ser feita para que o presidente escolha a chapa mais votada. Resultado deve ser divulgado até agosto
11:57 | Mai. 09, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Custódio de Almeida foi o vencedor da consulta pública feita nessa quarta-feira, 8, para o cargo de reitor da Universidade Federal Ceará (UFC). Entre alunos, servidores e corpo docente, o candidato somou 7.772 votos, ganhando nas três categorias. A partir da votação, uma lista tríplice é feita e enviada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que decidirá quem de fato ocupará o cargo, independentemente do resultado das urnas. Custódio é atual vice-reitor e compete com os professores Antônio Gomes e Cândido Albuquerque.

“Todo nosso trabalho agora é voltado para que a vontade da comunidade universitária seja escutada. Cabe a nós mostrar que o mais votado é o melhor para a UFC”, disse o mais votado à rádio O POVO CBN, na manhã desta quinta-feira, 9.

Custódio afirmou que a chapa e os apoiadores irão argumentar com Brasília para que o presidente siga a tradição dessas eleições e escolha o mais votado da lista. Até agosto, quando o mandato de Henry Campos, atual reitor, acaba, será divulgado o resultado da nova gestão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sobre os cortes que o governo anunciou para as universidades federais, que chegam a representar até 30% do orçamento, Custódio explica que as consequências para o planejamento financeiro dos institutos são grandes. “Temos muitos argumentos para mostrar que um corte nesse nível é um corte no próprio País”.

Ele rebate ainda a ideia de que as universidades são improdutivas. “Não é verdade. São as que mais produzem pesquisa e as que mais favorecem o ensino superior no País”.

Confira o resultado da consulta pública para o próximo reitor da UFC:

Total:

Custódio Almeida – 7.772 votos

Antonio Gomes – 3.499 votos

Cândido Albuquerque – 610 votos

Votação por segmentos da universidade:

Estudantes

Custódio – 70,14% (6.067)

Antonio Gomes – 25,86% (2.237)

Cândido – 3,98% (345)

Servidores

Custódio – 53,07% (846)

Antonio Gomes – 37,51% (598)

Cândido – 9,41% (150)

Professores

Custódio – 52,12% (859)

Antonio Gomes – 40,89% (674)

Cândido – 6,97% (115)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags