Participamos do

Operação da Polícia Civil termina com 202 capturados nesta quarta-feira

A ação, que aconteceu simultaneamente em todo o Brasil, tinha objetivo de retirar de circulação os foragidos da Justiça que cometeram crimes graves como homicídio, estupro, latrocínio, roubo, tráfico de drogas, participação em organização criminosa, entre outros
20:05 | Abr. 24, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Polícia Civil do Ceará informou que a Operação #PC27 chegou ao número de 202 capturados, sendo 183 adultos e 19 adolescentes, nesta quarta-feira, 24. A ação, que aconteceu simultaneamente em todo o Brasil, tinha objetivo de retirar de circulação os foragidos da Justiça que cometeram crimes graves como homicídio, estupro, latrocínio, roubo, tráfico de drogas, participação em organização criminosa, entre outros.

De acordo com balanço apresentado pela polícia na tarde desta quarta-feira, 24, foram cumpridos mandados de prisão preventivos, temporários e por sentenças condenatória, além de mandados de busca e apreensão. Foram realizados também flagrantes por posse ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e cárcere privado.

Segundo o delegado geral da Polícia Civil no Estado, Marcus Rattacaso, desde 2018 o Ceará é um dos estados que mais cumpre mandados de prisão nesse tipo de ofensiva realizada em território nacional. "Essa é uma operação que anualmente é formatada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil. A ação tem o caráter preventivo bastante eficiente. Nós conseguimos anualmente executar vários mandados de prisão que estavam em demanda reprimida. Essa ação influi diretamente no controle da criminalidade, pois são pessoas que estavam foragidas e continuavam a delinquir", explicou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As ações foram coordenadas pelo Departamento Técnico Operacional (DTO) da PCCE e articuladas pelos departamentos de Polícia da Capital (DPC), de Polícia Metropolitana (DPM), de Polícia do Interior Norte (DPI Norte) e Sul (DPI Sul), além dos departamentos de Inteligência Policial (DIP), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia Especializada (DPE) e de Proteção de Grupos Vulneráveis (DPGV). No total, participaram da operação 400 policiais civis em 100 viaturas.

Sobre a operação

Em operação simultânea no País, a Polícia Civil esteve nas ruas com a operação #PC27 nesta quarta-feira, 24. As atividades tiveram como objetivo prender foragidos que cometeram crimes graves. A operação foi coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes de Policia Civil (CONCPC).

Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça, após trabalho de investigação. Cada uma das Policias Civis dos estados e do Distrito Federal realizou levantamento de inteligência para possibilitar o maior sucesso da operação. O nome "Operação #PC27" é uma referência à união e padronização de todas as Policias Civis do País.

Com informações do repórter Wanderson Trindade

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags