Participamos do

16 adultos e 2 adolescentes são detidos no Ceará em operação da Polícia Civil

Ações das Polícias Militar e Civil buscam mostrar ostensividade e criar sensação de segurança na população
11:34 | Abr. 24, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em operação simultânea no País, a Polícia Civil está nas ruas com a operação #PC27 nesta quarta-feira, 24. As atividades têm como objetivo prender foragidos que cometeram crimes graves, como homicídios, estupros e participação em crime organizado. Até as 9h30min, policiais civis fizeram 18 prisões e apreensões no Ceará, sendo 16 adultos e dois adolescentes.

A Polícia Militar do Ceará participa também nesta quarta-feira da operação Tiradentes. A ação de âmbito nacional integra as polícias militares de todos os estados do País para cumprimento de mandados, patrulha de locais considerados críticos e abordagens. 

Pelo menos 4 mil PMs em 600 viaturas estarão distribuídos nos 184 municípios do Cará - cerca do dobro do contingente comum. A operação militar acontece das 7 horas desta quarta-feira até as 7 horas de quinta-feira, 25. Já o número de policiais civis participantes na #PC27 é de 400 e a operação dura a manhã inteira. As duas operações acontecem de forma distinta. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o comandante geral da PMCE, coronel Alexandre Ávila de Vasconcelos, pelo menos 100 mil agentes estão trabalhando no Brasil durante as 24 horas de duração da operação Tiradentes. Ele explica que as atividades são de caráter preventivo, com ações ostensivas em espaços urbanos, áreas afastadas e rodovias estaduais. A data foi escolhida em reunião com representantes nacionais no dia 2 de abril. Já o nome da operação faz referência ao patrono da PM, o ativista político Tiradentes.

“Os dados são coletados e depois é feito um apanhado para mostrar o desempenho e importância da Polícia Militar no trabalho de proteção às pessoas”, afirmou o coronel. A integração com outras PMs do País é feita por meio do Conselho Nacional de Comandos Gerais. Após as 24 horas, os resultados são enviados para o centro de controle, em Brasília. Esse tipo de operação é feito há três anos.

Operação da Polícia Civil também ocorre nesta quarta-feira, 24
Operação da Polícia Civil também ocorre nesta quarta-feira, 24 (Foto: Divulgação/SSPDS)

Já a operação feita pelas polícias civis do País é coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC). O presidente do conselho, delegado Robson Cândido, explica que a ação conjunta pretende gerar efeito imediato na sensação de segurança da população.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags