PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Saiba qual a influência do estilo gótico da Catedral de Notre-Dame na Catedral de Fortaleza

O POVO Online conversou com professor universitário e mestre em Arquitetura e Urbanismo, Pedro Boaventura

22:35 | 18/04/2019
A Catedral Metropolitana de Fortaleza tem mais influência direta da Catedral de Notre-Dame de Chartres do que a Notre-Dame de Paris.
A Catedral Metropolitana de Fortaleza tem mais influência direta da Catedral de Notre-Dame de Chartres do que a Notre-Dame de Paris.(Foto: Júlio Caesar/O POVO)

Na tarde da última segunda-feira, 15, a Catedral de Notre-Dame de Paris foi tomada pelo fogo. O estilo arquitetônico do monumento, que tem 856 anos e é um dos mais visitados no Mundo, influenciou outras igrejas ao redor do planeta. Inclusive, a Catedral Metropolitana de Fortaleza, que foi inspirada também pela Catedral de Notre-Dame de Chartres.

O professor universitário e mestre em Arquitetura e Urbanismo, Pedro Boaventura, explica que a Catedral de Fortaleza “nem se pode dizer que é gótica, porque o projeto original dela era de inspiração românica. É um estilo pré-gótico. É o que chama de pastiche, uma imitação do que já passou, mas que enchem os olhos das pessoas pela sua grandiosidade”. Segundo afirma Pedro, o Dom Manuel, terceiro bispo do Ceará e arcebispo de Fortaleza, mudou o estilo para ficar gótico já que as pessoas se identificam mais. “As pessoas relacionam muito o gótico com a arquitetura religiosa”.

“Mas é um gótico fora de época, feito de concreto. Os elementos originais foram transformados com o concreto ou desapareceram nessa transformação”, explica. “As vigas externas inclinadas chamadas arcobotantes, a Notre-Dame de Paris e a daqui têm. Só que a de Fortaleza é feita de concreto, não tem nenhuma função estrutural. É meramente decorativa. Já a de Notre-Dame e a de outras catedrais góticas são estruturais. Se quebrar aquela peça, a igreja cai”, conclui.

O estilo arquitetônico da Catedral de Notre-Dame de Paris é o gótico clássico e original.
O estilo arquitetônico da Catedral de Notre-Dame de Paris é o gótico clássico e original. (Foto: Divulgação)

Outro ponto em comum é a rosácea, a janela redonda em forma de flor. “Lembra a rosa que é o elemento que representa a Virgem Maria”, diz o arquiteto. Além disso, a Catedral de Fortaleza ostenta uma mistura estrutural de arcos ogivais com arcos plenos que não se encontra no gótico. "São quase redondos e muito sutis", de acordo com Pedro Boaventura.

Nas palavras do arquiteto, a Catedral de Fortaleza, em termos de inspiração, é mais influenciada diretamente pela Catedral de Notre-Dame de Chartres, uma das primeiras igrejas de estilo gótico. Esta fica situada na cidade de Chartres, no noroeste da França. Foi construída entre 1145 e 1221.

Veja a Catedral de Chartres:
Com seu estilo, a Catedral de Notre-Dame de Chartres exerceu influência direta na Catedral Metropolitana de Fortaleza.
Com seu estilo, a Catedral de Notre-Dame de Chartres exerceu influência direta na Catedral Metropolitana de Fortaleza. (Foto: Jean-Francois Monier/AFP)

Você pode conferir o episódio #52 do podcast Recorte:

Listen to "#52 - O incêndio de Notre-Dame e a preservação da história" on Spreaker.

Larissa Carvalho