PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Chuva deste domingo foi a maior deste ano em Fortaleza, com 148 milímetros; 105 municípios tiveram precipitações

A precipitação provocou cancelamento de procissão e shows e chegou a colocar em dúvida a realização do Clássico-Rei, que ocorreu após vistoria do gramado

11:36 | 15/04/2019
Cruzamento da Avenida Alberto Nepomuceno com Pessoa Anta, na manhã deste domingo
Cruzamento da Avenida Alberto Nepomuceno com Pessoa Anta, na manhã deste domingo(Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Fortaleza registrou, nas últimas 24 horas, a maior chuva do ano na Capital, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com marca de 148 milímetros (mm) em posto pluviométrico localizado no bairro Água Fria, a precipitação causou transtornos na cidade, como o cancelamento da tradicional procissão do Domingo de Ramos e o show que haveria no Aterrinho da Praia de Iracema em homenagem aos 180 anos do Dragão do Mar.

Na tarde desse domingo, 14, até a final do Campeonato Cearense, entre Fortaleza e Ceará, deixou dúvidas se realmente se realizaria. A confirmação veio por comunicado da Federação Cearense de Futebol (FCF), após vistoria no gramado. A partida transcorreu normalmente, com vitória do Fortaleza.

Já nos postos do Pici, de Messejana e do Castelão, a quantidade de chuva registrada ficou abaixo de 100 mm: 65 mm, 45.2 mm, e 39.4 mm, respectivamente.

Chuvas no Estado

Mapa mostra os municípios que registraram chuvas entre as 7 horas desse domingo e o mesmo horário desta segunda-feira
Mapa mostra os municípios que registraram chuvas entre as 7 horas desse domingo e o mesmo horário desta segunda-feira (Foto: Reprodução/Funceme)

Choveu em 105 municípios do Ceará entre as 7 horas desse domingo e o mesmo horário desta segunda-feira, segundo a Funceme. Parte considerável das chuvas no Estado ficou concentrada no Litoral, especialmente na região Norte do Estado. Das 10 maiores chuvas, cinco ocorreram no Litoral Norte, com destaque para os municípios de Chaval e Barroquinha, que superaram a marca de 70 milímetros.

Até esta segunda-feira, 15, apenas a região do Litoral Norte alcançou a média histórica para o mês de abril. O maior déficit, entretanto, está no Sertão Central e Inhamuns, historicamente uma das mais secas do Estado. 

Confira as 10 maiores chuvas do dia:

Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(agua Fria)) : 148.4 mm

Paracuru (Posto: Poço Doce) : 90.0 mm

Chaval (Posto: Chaval) : 85.8 mm

Barroquinha (Posto: Barroquinha) : 82.3 mm

Cascavel (Posto: Cascavel) : 79.0 mm

Meruoca (Posto: Camilos) : 76.0 mm

Moraújo (Posto: Moraujo) : 73.0 mm

São Benedito (Posto: Sao Benedito) : 69.0 mm

Fortaleza (Posto: Pici) : 65.0 mm

Maracanaú (Posto: Museu Rodolfo Teofilo) : 64.0 mm

Redação O POVO Online