PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Algoritmo mostrará áreas que mais necessitam de melhorias na segurança, anuncia SSPDS

A ferramenta foi desenvolvida com base em um estudo desenvolvido por núcleo da secretaria criado para pensar e traçar estratégias para a segurança pública

23:13 | 10/04/2019
André Costa, secretário da Segurança, criticou a justificativa da redução dos homicídios no início do ano por um acordo entre grupos criminosos.
André Costa, secretário da Segurança, criticou a justificativa da redução dos homicídios no início do ano por um acordo entre grupos criminosos.(Foto: AURÉLIO ALVES)

A criação de um algoritmo que mostra quais áreas mais necessitam de melhorias na segurança pública foi anunciada nesta quarta-feira, 10, pelo secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa. A ferramenta funciona com base em um estudo de 70 indicadores relacionados a renda, educação, infraestrutura, saneamento básico e densidade demográfica.

O levantamento será publicado em um artigo científico e foi feito pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), núcleo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) criado para pensar e traçar estratégias para a segurança pública.

Leia mais: Fortaleza tem redução de 59,6% no número de assassinatos nos três primeiros meses do ano

A presença de um policiamento "orientado à solução de problemas, com proximidade da população" foi algo defendido pelo secretário. "Nossa meta é garantir a confiança das pessoas com um trabalho com base na ciência", finalizou.

O secretário destacou a necessidade de alinhamento do trabalho com as prefeituras para a melhoria dos índices identificados. Para ele, é preciso ter atenção a prioridades básicas, como a coleta de lixo e a conservação dos espaços públicos. André Costa ainda falou de uma maior presença de projetos sociais, além de bolsas de estudo para jovens, "para que possam ter mais oportunidades".

Com informações do repórter Isaac de Oliveira

Redação O POVO Online