Participamos do

Operação da Receita Federal em portos cearenses não realizou nenhuma apreensão

Iniciada na última terça-feira, 5, a ação investiga possíveis flagrantes de tráfico de drogas, descaminho e contrabando
16:46 | Fev. 08, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os portos do Mucuripe e do Pecém estão sendo palco de fiscalização comandada pela Receita Federal de Brasília desde a última terça-feira, 5. A operação busca eventual flagrante de tráfico de drogas, bem como possíveis casos de descaminho e contrabando registrados nos pátios. Até o momento, como não foi encontrada nenhuma irregularidade, apreensões não foram realizadas.

A ação conta com o apoio das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), sendo acompanhada pelo Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a Receita, os trabalhos estão sendo realizadas por meio de intensificação das atividades de vigilância e repressão aduaneiras. “Foram realizados diversos exercícios conjuntos, com vistas a aperfeiçoar o trabalho integrado de inteligência e execução”, informou.

Ainda segundo o órgão, os resultados até agora são coerentes com as atividades desenvolvidas pela Superintendência Regional da 3ª Região Fiscal, que tem sede em Fortaleza e que abrange Ceará, Piauí e Maranhão. “Importante consignar, ainda, que nos últimos anos, não há registro, pelas autoridades internacionais, de chegada de drogas nos portos de outros países, cuja origem seja de portos cearenses”, enfatizou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O POVO apurou e publicou nessa quarta-feira, 6, que o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Nordeste (Ciisp), sediado em Fortaleza, contatou a Delegacia Geral da Receita, em Brasília, solicitando a inspeção conjunta. Na ocasião, o procurador da República Márcio Tôrres afirmou: “O trabalho é mais para prospectar, descobrir as falhas nos portos, do que para atuar contra um alvo específico.”

Apreensões em 2017 e 2018

Planilha disponibilizada pela Receita Federal mostra que o valor de materiais apreendidos em portos cearenses mais do que dobrou de 2017 para 2018.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags