Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Matrícula de novos alunos nas escolas estaduais de Fortaleza começa nesta quarta

Devido à intensa procura, algumas escolas podem antecipar o fim do processo, em 31 de janeiro
12:50 | Jan. 02, 2019
Autor Domitila Andrade
Foto do autor
Domitila Andrade Repórter Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Escolas públicas da rede estadual de ensino de Fortaleza começaram a receber nesta quarta-feira, 2, as matrículas dos alunos novatos de escolas particulares, de outras cidades ou que não foram remanejados de escolas públicas municipais para as estaduais. O processo de matrícula segue até o dia 31 de janeiro. No entanto, devido à intensa procura, algumas escolas podem antecipar o fim do processo. De acordo com a Secretaria da Educação (Seduc), “para as escolas do Interior, cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) dispõe de um cronograma específico”.

Para realizar matrícula, pais e responsáveis devem procurar a unidade de ensino com cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3×4. A ausência de qualquer um desses documentos, no entanto, não impedirá o atendimento. É recomendável que o aluno do Ensino Médio apresente também os documentos de Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Entre as escolas que concluirão o processo de matrícula antes do prazo previsto, devido a alta demanda, está a Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, no bairro de Fátima. Referência de ensino e com bons índices de aprovação, a escola recebe cadastros de matrícula até a próxima sexta, dia 4, e realizará um sorteio dos cadastros. 

Em ano anteriores, a escola disponibilizava determinado número de vagas para o primeiro ano do Ensino Médio, e recebia matrículas por ordem de chegada, o que gerava imensas filas de espera, com pais que chegavam a dormir dias seguidos em frente a escola. De acordo com Otacílio Bessa, diretor da Adauto Bezerra, este ano, a estratégia encontrada para evitar filas e “resguardar a segurança dos pais” foi a de receber todos os cadastro e realizar o sorteio.
 
Ainda assim, houve quem chegasse no início da noite da terça-feira, dia 1º, e mesmo com a informação do sorteio, permaneceu no local. Cerca de 25 famílias dormiram no pátio da escola e outras muitas chegaram ainda de madrugada. Nesta manhã, quadra e pátio da escola estavam lotados.

Ao todo, são 620 vagas para as turmas da série inicial, contudo, parte dessas vagas já foram preenchidas com o remanejamento de alunos da rede municipal. O diretor afirma que, ano após ano, o número de vagas para novatos diminuem - uma vez que são preenchidas com o repasse do município -, e aumenta a demanda. Ele acredita que a procura chega a ser o dobro do número de vagas disponibilizadas.

A Seduc recomenda que “os interessados procurem a unidade de ensino mais próxima de sua residência para efetivar a matrícula”. Conforme o diretor Bessa, mesmo com essa orientação cerca de 95% dos alunos são de bairro distante e até mesmo de cidade da Região Metropolitana de Fortaleza.

Etapas

O processo de matrícula é composto de três etapas. Começa com a confirmação dos alunos veteranos por parte de pais e responsáveis ou do próprio estudante sobre a sua permanência na escola. Na segunda, acontece o remanejamento interno (direcionado aos alunos da rede estadual) e externo (para alunos da rede municipal que serão recebidos nas escolas estaduais).
 
As duas etapas acontecem numa parceria entre as Secretarias de Educação dos Municípios e do Estado do Ceará. A terceira etapa é destinada aos alunos novatos, em geral, oriundos da rede particular, de outro estado e estudantes que abandonaram a escola e desejam retomar os estudos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar