PUBLICIDADE
Notícias

Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, tem tombamento decretado

A determinação do tombamento foi votada nesta quinta-feira, 10, e aprovada por unanimidade; agora, o decreto deve ser assinado pelo prefeito Roberto Cláudio

18:30 | 10/09/2015
NULL
NULL

O Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, teve o tombamento decretado em definitivo, segundo a Prefeitura de Fortaleza. O Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic) aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira, 10, a decisão de tombar o prédio onde funcionou o Iracema Plaza Hotel.

Após a aprovação, o decreto segue para assinatura do prefeito Roberto Cláudio.

Ainda conforme a Prefeitura, a instrução de tombamento do prédio foi elaborada pela Comphic e apresentada aos conselheiros pelo arquiteto Jober Pinto. O pedido, por sua vez, foi solicitado pelos proprietários do imóvel.

Consta na instrução de tombamento que o edifício é um “referencial na memória dos moradores e frequentadores, antigos e novos, da Praia de Iracema”, além de um “marco de enorme importância na construção da imagem da cidade”.

História

O Edifício São Pedro foi construído na década de 1950, com estrutura de concreto armado. Foi o primeiro com mais de dois andares na praia e inaugurou o uso hoteleiro, antes concentrado na região central, na orla de Fortaleza. O auge do prédio foi entre as décadas de 1960 e 1980. Durante 20 anos funcionou no térreo do local o Restaurante Panela, frequentado pela alta sociedade local.

[SAIBAMAIS2]

São Pedro tem diversos proprietários: 60% do prédio pertence a uma família, 30% a outra e 10% são distribuídos entre diversas pessoas.

Por volta de abril deste ano, foi iniciado um processo de Análise de Orientação Prévia, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seuma), de avaliação de um novo projeto arquitetônico para construção de um empreendimento no local.

O planejamento da obra previa um edifício com mais de 20 andares e outros três subterrâneos.

[FOTO2] 

Redação O POVO Online

TAGS