PUBLICIDADE
Notícias

Servidores da Etufor protestam contra exoneração

17:17 | 05/03/2013
Na manhã desta terça-feira, 5, servidores da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) protestaram, em frente à sede do órgão, localizado no bairro Vila União, contra a exoneração de cerca de 646 funcionários. Eles reivindicam direitos trabalhistas como seguro desemprego, FGTS e férias.

Em nota, a Etufor esclarece "prioritariamente que está passando por uma reestruturação administrativa, dimensionando o quantitativo de pessoal existente às reais necessidades do órgão, que nos últimos anos registrou superlotação em virtude do excesso de nomeações."

Ainda segundo a nota, nos últimos oito anos, o número de cargos em comissão aumentou de forma desproporcional, sem que houvesse aumento nas suas atribuições legais.

A nota finaliza ressaltando que "a Etufor sempre manteve diálogo com os servidores e sindicato da categoria. Durante o protesto ocorrido hoje, o presidente do órgão, Rogério Pinheiro, se prontificou em receber a comissão dos funcionários. No entanto, os manifestantes recusaram a conversa e se retiraram."

Em entrevista ao O POVO Online, o presidente do órgão, Rogério Pinheiro, disse que a Etufor conta atualmente com 1400 ocupantes de cargos comissionados e 121 efetivos. Números que ele considera desproporcionais. Rogério disse ainda que as exonerações atendem recomendação do Ministério Público do Trabalho, publicada no ano de 2012. "Não pode haver exoneração total, pois invabilizaria o funcionamento da empresa, então, estamos preparando uma proposta de concurso público para apresentar ao Ministério do Trabalho", explicou.

Redação O POVO Online

TAGS