PUBLICIDADE
Notícias

Prédio onde funcionava o Hospital Psiquiátrico Mira y Lopez é demolido

20:27 | 20/03/2013
NULL
NULL
O Hospital Psiquiátrico Mira y Lopez, no Bairro Benfica, em Fortaleza, que durante muito tempo foi referência no tratamento psiquiátrico no Ceará, passa por processo de demolição. Na área onde funcionava a unidade hospitalar, que até setembro do ano passado disponibilizava cerca de 200 leitos, será construído um prédio residencial.

A Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura de Fortaleza informou por meio de nota ao O POVO Online "que o imóvel onde funcionava o Hospital Mira y Lopez não é um bem tombado pelo Município. Entretanto, a coordenação identificou uma solicitação de tombamento do imóvel feita em novembro de 2012, que não foi autuada nos termos do Artigo 9º da Lei do Patrimônio Cultural nº 9.347, de 2008."

Ainda segundo a nota, a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) realiza levamento de todos os processos e solicitações de tombamento em trâmite. O levantamento especificará se o imóvel onde funcionava o Hospital Mira y Lopez "foi ou está em processo de tombamento em nível estadual ou federal".

Tombamento

O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público que visa preservar, através de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e de valor afetivo para a população, impedindo sua destruição ou descaracterização.

Na lista dos 28 patrimônios tombados em definitivo pela Prefeitura de Fortaleza estão os prédios da Santa Casa de Misericórdia, Farmácia Oswaldo Cruz e do Sport Club Maguary, no Centro; do Ideal Clube e da Igreja de São Pedro dos Pescadores, no Mucuripe; do Náutico Atlético Clube, no Meireles; do Colégio Doroteias, no Joaquim Távora, da sede do Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (Imparh) e da casa do Português, no bairro Damas e a Pavimentação da rua José Avelino. Todos os equipamentos foram indicados pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural (Comphic).

Redação O POVO Online

TAGS