PUBLICIDADE
Notícias

Oito carros são multados por emissão de fumaça negra no Interior

15:00 | 12/03/2013
No período de 5 a 8 deste mês de março, oito carros foram multados por emissão de fumaça negra acima do permitido no Interior do Ceará. A multa é no valor de R$ 1.328. Uma blitz foi realizada nos municípios de Ocara, Baturité, Quixadá e Aracati. No total, foram vistoriados 474 veículos nos quatro dias.

De acordo com a Secretaria Meio Ambiente do Ceará (Semace), para medir a intensidade de fumaça expelida, a autarquia utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco tonalidades colorimétricas, que variam do cinza claro ao preto total.

Durante a vistoria, o técnico da Semace faz uma comparação da cor do material emitido pelo carro com uma das constantes na escala. Se a fumaça estiver na mesma tonalidade dos dois primeiros índices, o veículo está dentro dos padrões.

Contudo, se no teste for constatado que a fumaça se enquadra nos três seguintes, é aplicada uma multa, que pode ser reduzida em 50% caso o responsável apresente o automóvel à Semace para uma nova vistoria dentro de 15 dias, a contar da autuação, e o resultado mostre que houve adequação aos padrões.
Redação O POVO Online

TAGS