PUBLICIDADE
Notícias

Morre a freira e advogada criminalista Imelda Lima Pontes

irmã Imelda estava internada desde dezembro último, no Hospital da Unimed, no bairro de Fátima. A religiosa sofria de diabetes e pressão alta

14:54 | 16/03/2013
Morreu na manhã deste sábado, 16, em Fortaleza, a freira, escritora e advogada criminalista, Imelda Lima Pontes, de 93 anos. Conhecida por prestar assistência social e jurídica para pessoas carentes, irmã Imelda estava internada desde dezembro último, no Hospital da Unimed, no bairro de Fátima. A religiosa sofria de diabetes e pressão alta.

Imelda Pontes fazia parte da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria desde 1945. Já na década de 1970, quando desenvolvia trabalhos sociais no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, atinou para a defesa dos direitos dos pobres.
Aos 41 anos, irmã Imelda ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Acredita-se que ela fosse a primeira freira a se tornar advogada criminalista do País.

Já em 1973, fundou a organização filantrópica “Departamento Direito e Paz (Dipaz), onde prestava atendimento social e jurídico aos pobres. Em 1998, lançou o livro: “O marginalizado também é gente”, onde relata casos que atendeu através do Dipaz.

O corpo de irmã Imelda será velado na Casa Cordimariana, em Caucaia, na rua Coronel Correia, 2718. A missa será às 17h no Convento Cordimariano e o sepultamento será em seguida, no cemitério que fica ao lado, na rua Cel. Correia,2718, Centro de Caucaia.
Redação O POVO Online

TAGS