PUBLICIDADE
Notícias

Governo afirma que recursos para tratamento de Ana Cecília já estão liberados

20:01 | 13/03/2013
NULL
NULL

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa-CE) informou na tarde desta quarta-feira, 13, que todos os recursos necessários para a cirurgia de transplante de medula da menina Ana Cecília, diagnosticada com leucemia desde 2011, já estão liberados.

De acordo com o órgão, o próprio secretário, Arruda Bastos, entrou em contato com o Hospital Albert Einstein, após emissão da liminar na última sexta-feira, 8.

A Secretaria alegou que existem, atualmente, 183 cearenses em situação parecida com a de Ana Cecília, cujo tratamento está sendo acompanhado pelo Estado. A diferença do caso de Ana Cecília, segundo o órgão, é que "a família, além de ter um plano de saúde particular, quis que o procedimento fosse realizado por um hospital da rede privada, mesmo já tendo uma vaga garantida pelo SUS em São Paulo".

Com relação à contestação da liberação dos recursos na Justiça pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Sesa destacou que é dever de qualquer órgão de assessoramento jurídico público recorrer de decisões judiciais, especialmente em situações complexas como esta.

Entenda a Notícia

No último dia 27 de fevereiro, a mãe de Ana Cecília entrou com um pedido na Justiça exigindo que o Estado arcasse com todas as despesas do transplante. Além disso, solicitou pagamento das despesas da doadora compatível, a irmã mais velha de Ana Cecília.

O resultado da ação foi favorável e a Justiça concedeu a liminar que requeria que o Estado pagasse as despesas do transplante. A PGE entrou então com um pedido para reverter a liminar, alegando que o tratamento custaria mais que R$ 500 mil, privilegiando um paciente em detrimento dos demais cidadãos.

Na tarde da última terça-feira, 12, a Justiça divulgou decisão que o Estado deveria arcar com todas as despesas do tratamento da menina.

 

Redação O POVO Online

 

 

TAGS