Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do
Imagem destaque

Como a mudança de hábitos pode ajudar no combate à ansiedade

Unimed Fortaleza estimula reflexão sobre qual o lugar a saúde ocupa na rotina da sociedade
07:00 | Jul. 22, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O cenário das inovações, da tecnologia e da rapidez tem cobrado um preço caro para a sociedade. Cada vez mais aspectos como o trabalho, padrões inalcançáveis, crise econômica e redes sociais são motivo de ansiedade e estresse para as pessoas, a ponto de adoecê-las.

A ansiedade é um estado emocional normal no ser humano, que serve como alerta para preparar o indivíduo frente a determinada situação. No entanto, quando esse sentimento começa a atrapalhar a rotina pessoal, ele se torna problemático. É o que explica a psicóloga da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, Jôse Anne Zaffalon Carrijo. “A ansiedade normal se limita a algo, então eu sei dizer porque eu estou com aquele nível de ansiedade, eu tenho controle, enfrento. A partir do momento que essa ansiedade está tendo controle sobre a pessoa, o indivíduo paralisa. Se a pessoa começa a perceber que a rotina dela está sendo alterada por conta desse sentimento, isso já é um indicador de ansiedade num nível patológico”

Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou informações que apontavam o Brasil como o país mais ansioso do mundo. Cerca de 18,6 milhões de brasileiros sofriam com algum tipo de ansiedade, correspondendo a 9,3% de toda a população nacional.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nesse cenário, além da procura imediata por um psicólogo ou psiquiatra, em caso de sintomas como aceleramento mental, sensação de perigo constante, dificuldade para dormir e tensão muscular, uma ótima opção para complementar o combate à ansiedade é a prática de exercícios. “O exercício físico atua, entre outros, no sistema neuroendócrino. Ao fazermos um exercício físico o corpo reduz alguns hormônios estressantes, como adrenalina, noradrenalina e cortisol, e ainda libera endorfina e dopamina, hormônios que promovem sensação de bem-estar, euforia, alegria, alívio, sendo fundamental no tratamento e na prevenção de um transtorno de ansiedade”, garante Jôse Anne.

Dessa forma, o melhor exercício físico seria aquele que proporciona prazer a quem o faz e, de preferência, não apresenta foco competitivo. Levando em consideração a individualidade biológica e o nível de condicionamento físico de cada um, cerca de 30 minutos diários de exercício, com intensidade moderada e de forma regular, podem causar uma grande diferença no combate à ansiedade. Exercícios aeróbicos são os mais recomendados para esses casos.

Estilo de vida

Adriana Gadelha é um exemplo de pessoa que teve a vida drasticamente alterada pela rotina de exercícios físicos. Ao se mudar de Manaus para Fortaleza, em 2016, a falta de amizades e o lugar desconhecido favoreceram o desenvolvimento de um cotidiano triste e solitário. Foi quando a administradora descobriu a proposta da Unimed de incentivo à prática de exercícios, ano passado, que as coisas passaram a tomar outro rumo. A partir das oficinas que a empresa ofertava, o choro constante e a sensação de vazio deram lugar aos sentimentos de disposição e de alegria. “Eu só ficava no apartamento, aquele vazio, aquela vontade de chorar, e percebi que eu não era essa pessoa. Então procurei atividade para me relacionar com as pessoas, eu queria conversar com alguém”

Hoje, a administradora faz caminhadas e exercícios funcionais de quatro a cinco vezes por semana. “Quando eu comecei a praticar, eu já senti o efeito. Quanto mais eu ia, mais vontade eu tinha de praticar atividade física. Eu só vivia em médico e agora minhas idas ao médico são pouquíssimas. Já começo meu dia bem, sou uma nova pessoa. Tenho 48 anos e me sinto uma garotinha linda e maravilhosa”, relata. Além do hábito, Adriana recomenda o acompanhamento profissional caso necessário.

Unimed Fortaleza no combate à ansiedade

Pensando em gerar reflexão sobre a rotina cada vez mais frenética e automática que a sociedade vem adotando, a Unimed oferece gratuitamente ao público planos de treino, desenvolvidos juntamente com sua equipe de profissionais da saúde, para quem deseja deixar o sedentarismo para trás. Baixe gratuitamente três planos de treino para fazer fora da academia e comece hoje sua mudança de hábito.

E se você é cliente da Unimed Fortaleza, também pode aproveitar outros serviços de incentivo à qualidade de vida. A oficina de gerenciamento dos níveis de estresse e ansiedade, por exemplo, ocorre uma vez por semana. São seis encontros com orientações sobre assuntos relacionados tanto ao estresse quanto à ansiedade, de forma que os participantes aprendam a lidar com esses sentimentos de forma mais saudável. Já o grupo Viver Bem Movimente-se tem 28 encontros, duas vezes por semana, para incentivar a prática de exercício físico. Os clientes participantes têm direito a avaliações físicas individuais. Além das sessões internas, o Movimente-se ocorre em algumas praças na cidade, e essas edições são abertas ao público.

Sentiu-se inspirado? Em breve, serão abertas as inscrições para a 13ª Corrida Unimed, que ocorre em outubro deste ano. Com a temática "Corra por Você”, o objetivo é levantar reflexões sobre a rotina adotada pelas pessoas e como a saúde e o bem-estar pessoal estão sendo tratados nessa lógica.

Baixe agora 3 planos de treinos exclusivos para você se exercitar fora da academia: http://unimed.me/1008k8

Serviço

Movimente-se*

- Turmas externas (aberto ao público)

Praça das Flores, segunda-feira e quarta-feira, às 18h Praça Luiza Távora, terça-feira e quinta-feira, às 17h Lago Jacarey, terça-feira e quinta-feira, às 18h15

- Turmas internas (exclusivo para clientes)

Terça-feira e quinta-feira, às 8h30 Quarta-feira e sexta-feira, às 8h Quarta-feira e sexta-feira, às 9h

Gerenciamento de estresse e ansiedade*

Quarta-feira, às 10h30 Quarta-feira, às 14h30 Terça-feira, às 18h30
** Disponíveis para clientes Unimed Fortaleza se inscreverem e participarem gratuitamente.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Unimed Ceará realiza doação de quatro mil produtos de limpeza para projeto Auê do Amor

ESPECIAL PUBLICITÁRIO
07:00 | Mai. 28, 2020 Tipo Publieditorial

A Unimed Ceará contribuiu com o Projeto Auê do Amor para distribuir cuidado e atenção, durante esses dias de tamanha dificuldade devido à pandemia do novo coronavírus. Foram doados pela Unimed Ceará 4 mil produtos de limpeza e higienização para pessoas de comunidades vulneráveis de Fortaleza. A Unimed Ceará destinou ao projeto 1 mil frascos de álcool em gel 70% (92g); 2 mil sabões em pó (300g) e 1 mil litros de água sanitária.

No mercado desde 1985, a Unimed Ceará segue sendo exemplo de prestação de serviços aos seus clientes e demais cidadãos. A missão da rede é garantir que inúmeras famílias que se encontram em situação de risco, agora agravadas pela pandemia, possam receber insumos para auxiliar nos cuidados com a limpeza de ambientes, produtos e objetos pessoais.

“Nossa motivação, principalmente na atual circunstância, é cuidar das pessoas. A Unimed Ceará tem como um de seus pilares a aproximação com a comunidade, sempre buscando participar de ações solidárias, justamente por acreditarmos que é papel de todos nós ajudar a sociedade”, comenta o médico Darival Bringel, presidente da Unimed Ceará.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os produtos doados pela Unimed Ceará foram distribuídos em diversas comunidades: Dendê, no Edson Queiroz; Autran Nunes, no Alto do Bode; Genibaú, Granja Lisboa, Pio Saraiva, Jardim Guanabara, Vila Velha, Buraco da Gia no Antônio Bezerra; Parque Santana, Itaoca, Bonsucesso e Jardim Iracema.

“Dentre os objetivos da ação, esperamos poder cuidar um pouco da saúde, ajudando no reforço da limpeza de ambientes, alimentos, produtos. Sabemos que a prevenção é nossa grande aliada neste momento. Por isso, fazemos questão de conscientizar cada família que foi beneficiada com a ação sobre a importância de hábitos de limpeza e higiene pessoal como medida essencial para evitar o contágio do coronavírus”, conclui o presidente.

 
Unimed Ceará segue sendo exemplo de prestação de serviços aos seus clientes e demais cidadãos
Unimed Ceará segue sendo exemplo de prestação de serviços aos seus clientes e demais cidadãos (Foto: Divulgação/Unimed Ceará)


Unimed Ceará junto ao Projeto Auê do Amor

O Projeto Auê do Amor, criado pela Feira Auê, é uma ação solidária que arrecada doações e entrega suprimentos a diversas famílias que estão em situações de vulnerabilidade, seja pela falta de produtos de higiene, alimentos ou água potável. A iniciativa surgiu após a necessidade do fechamento do comércio local para combater a Covid-19. Com auxílio diário da Auê do Amor, mais de 20 mil pessoas já foram beneficiadas.

“Esse contato com a Unimed Ceará serviu como uma medida poderosa para os nossos beneficiários. Agora, muitos podem assegurar um pouco de prevenção ao vírus e ter uma garantia maior de saúde para suas famílias. A lição que recebemos todos os dias é que quando a gente se une, nós temos força para mudar a realidade das pessoas. É uma parceria onde uma mão lava a outra, com uma só finalidade, que é ajudar os mais vulneráveis”, diz Mariana Marques, coordenadora geral do Projeto Auê do Amor.

Atuando em duas principais fontes, o Auê do Amor distribui mantimentos, como produtos alimentícios, de limpeza e higiene. Além de quentinhas prontas, produzidas em cozinhas comunitárias. Com as doações, o projeto já conseguiu doar mais de 20 mil quilos de alimentos; 13.598 refeições prontas; 1.400 kits de higiene e 1.100 máscaras de proteção. Essa colaboração resultou em cerca de 15 toneladas de alimentos doados toda semana para mais de 20 bairros de Fortaleza, Pecém, Pacatuba e para as comunidades indígenas de Maracanaú e Caucaia.

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Pesquisa aponta: o orgasmo vaginal é um mito

PUBLIEDITORIAL
07:00 | Out. 03, 2019 Tipo Publieditorial

Você sabe o que é o orgasmo? Podemos explicá-lo como o pico de prazer, associado a um extremo relaxamento, que ocorre após uma relação sexual. Nas mulheres, ocorre após a estimulação direta ou indireta do clitóris, e nos homens, após a estimulação do pênis.

Orgasmo Vaginal x Clitoriano

A médica ginecologista e sexóloga, Dra. Rayanne Pinheiro, explica que a teoria da existência do orgasmo vaginal surgiu no século 19, a partir de uma afirmação de Freud, médico neurologista e psiquiatra. No entanto, de 1957 a 1965, o casal de ginecologistas William Masters e Virginia Johnson desenvolveu pesquisas sobre a sexualidade humana que contestavam a afirmação do psicanalista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Masters e Johnson, como ficaram conhecidos, mediram a excitação sexual em 382 mulheres e 312 homens, eles descreveram em sua pesquisa como funciona o mecanismo da lubrificação vaginal e do orgasmo. Dentre as descobertas, o casal percebeu que o orgasmo feminino partia das terminações nervosas existentes no clitóris e que as sensações de prazer eram transmitidas para o sistema nervoso central, sendo posteriormente traduzidas em contrações vaginais de altíssima frequência.

Por isso, não se pode separar os tipos de orgasmo feminino em vaginal e clitoriano, pois só há um ponto de partida: o clitóris. O órgão gera a contração das paredes vaginais, o que dá a sensação de que a vagina é o órgão efetor do orgasmo. Para uma mulher alcançar o orgasmo, é essencial saber onde está o clitóris e como estimulá-lo.

Aprenda sobre a sexualidade feminina

Conhecer os órgãos do próprio corpo, ou seja, compreender sua anatomia e a função de cada órgão é essencial para que homens e mulheres tenham relações sexuais prazerosas. Mas, especialmente para as mulheres, falar e discutir sobre sexualidade feminina ainda é visto como um tabu.

Baixe o guia da Sexualidade Feminina

Para a Dra. Rayanne Pinheiro, fatores como vergonha, questões culturais e falta de informação contribuem para esse cenário, mas a profissional reforça que a mulher deve procurar ser responsável pelo seu próprio prazer sexual. Uma mulher empoderada conhece a si mesma e seus pontos de estímulo, por isso sabe guiar o(a) parceiro(a) durante o sexo, mostrando como e o quê fazer.

Com o objetivo de empoderar mais mulheres e disseminar o conhecimento a respeito da sexualidade feminina, a Unimed Fortaleza lançou em parceria com a médica ginecologista e sexóloga Dra. Rayanne Pinheiro, o e-book exclusivo: Guia da Sexualidade Feminina. Você pode baixá-lo gratuitamente para conhecer mais sobre:

1. A localização do clitóris (anatomia feminina);

2. Desejo feminino e a falta dele;

3. Masturbação feminina;

4. Sexo na gravidez;

5. Higiene íntima;

6. E muito mais!

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar