PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL Unimed

Como a mudança de hábitos pode ajudar no combate à ansiedade

Unimed Fortaleza estimula reflexão sobre qual o lugar a saúde ocupa na rotina da sociedade

22/07/2019 07:21:33
Cerca de 30 minutos diários de exercício podem causar uma grande diferença no combate à ansiedade (Foto: Getty Images/iStockphoto)
Cerca de 30 minutos diários de exercício podem causar uma grande diferença no combate à ansiedade (Foto: Getty Images/iStockphoto)

O cenário das inovações, da tecnologia e da rapidez tem cobrado um preço caro para a sociedade. Cada vez mais aspectos como o trabalho, padrões inalcançáveis, crise econômica e redes sociais são motivo de ansiedade e estresse para as pessoas, a ponto de adoecê-las.

A ansiedade é um estado emocional normal no ser humano, que serve como alerta para preparar o indivíduo frente a determinada situação. No entanto, quando esse sentimento começa a atrapalhar a rotina pessoal, ele se torna problemático. É o que explica a psicóloga da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, Jôse Anne Zaffalon Carrijo. “A ansiedade normal se limita a algo, então eu sei dizer porque eu estou com aquele nível de ansiedade, eu tenho controle, enfrento. A partir do momento que essa ansiedade está tendo controle sobre a pessoa, o indivíduo paralisa. Se a pessoa começa a perceber que a rotina dela está sendo alterada por conta desse sentimento, isso já é um indicador de ansiedade num nível patológico”

Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou informações que apontavam o Brasil como o país mais ansioso do mundo. Cerca de 18,6 milhões de brasileiros sofriam com algum tipo de ansiedade, correspondendo a 9,3% de toda a população nacional.

Nesse cenário, além da procura imediata por um psicólogo ou psiquiatra, em caso de sintomas como aceleramento mental, sensação de perigo constante, dificuldade para dormir e tensão muscular, uma ótima opção para complementar o combate à ansiedade é a prática de exercícios. “O exercício físico atua, entre outros, no sistema neuroendócrino. Ao fazermos um exercício físico o corpo reduz alguns hormônios estressantes, como adrenalina, noradrenalina e cortisol, e ainda libera endorfina e dopamina, hormônios que promovem sensação de bem-estar, euforia, alegria, alívio, sendo fundamental no tratamento e na prevenção de um transtorno de ansiedade”, garante Jôse Anne.

Dessa forma, o melhor exercício físico seria aquele que proporciona prazer a quem o faz e, de preferência, não apresenta foco competitivo. Levando em consideração a individualidade biológica e o nível de condicionamento físico de cada um, cerca de 30 minutos diários de exercício, com intensidade moderada e de forma regular, podem causar uma grande diferença no combate à ansiedade. Exercícios aeróbicos são os mais recomendados para esses casos.

Estilo de vida

Adriana Gadelha é um exemplo de pessoa que teve a vida drasticamente alterada pela rotina de exercícios físicos. Ao se mudar de Manaus para Fortaleza, em 2016, a falta de amizades e o lugar desconhecido favoreceram o desenvolvimento de um cotidiano triste e solitário. Foi quando a administradora descobriu a proposta da Unimed de incentivo à prática de exercícios, ano passado, que as coisas passaram a tomar outro rumo. A partir das oficinas que a empresa ofertava, o choro constante e a sensação de vazio deram lugar aos sentimentos de disposição e de alegria. “Eu só ficava no apartamento, aquele vazio, aquela vontade de chorar, e percebi que eu não era essa pessoa. Então procurei atividade para me relacionar com as pessoas, eu queria conversar com alguém”

Hoje, a administradora faz caminhadas e exercícios funcionais de quatro a cinco vezes por semana. “Quando eu comecei a praticar, eu já senti o efeito. Quanto mais eu ia, mais vontade eu tinha de praticar atividade física. Eu só vivia em médico e agora minhas idas ao médico são pouquíssimas. Já começo meu dia bem, sou uma nova pessoa. Tenho 48 anos e me sinto uma garotinha linda e maravilhosa”, relata. Além do hábito, Adriana recomenda o acompanhamento profissional caso necessário.

Unimed Fortaleza no combate à ansiedade

Pensando em gerar reflexão sobre a rotina cada vez mais frenética e automática que a sociedade vem adotando, a Unimed oferece gratuitamente ao público planos de treino, desenvolvidos juntamente com sua equipe de profissionais da saúde, para quem deseja deixar o sedentarismo para trás. Baixe gratuitamente três planos de treino para fazer fora da academia e comece hoje sua mudança de hábito.

E se você é cliente da Unimed Fortaleza, também pode aproveitar outros serviços de incentivo à qualidade de vida. A oficina de gerenciamento dos níveis de estresse e ansiedade, por exemplo, ocorre uma vez por semana. São seis encontros com orientações sobre assuntos relacionados tanto ao estresse quanto à ansiedade, de forma que os participantes aprendam a lidar com esses sentimentos de forma mais saudável. Já o grupo Viver Bem Movimente-se tem 28 encontros, duas vezes por semana, para incentivar a prática de exercício físico. Os clientes participantes têm direito a avaliações físicas individuais. Além das sessões internas, o Movimente-se ocorre em algumas praças na cidade, e essas edições são abertas ao público.

Sentiu-se inspirado? Em breve, serão abertas as inscrições para a 13ª Corrida Unimed, que ocorre em outubro deste ano. Com a temática "Corra por Você”, o objetivo é levantar reflexões sobre a rotina adotada pelas pessoas e como a saúde e o bem-estar pessoal estão sendo tratados nessa lógica.

Baixe agora 3 planos de treinos exclusivos para você se exercitar fora da academia: http://unimed.me/1008k8

Serviço

Movimente-se*

- Turmas externas (aberto ao público)

Praça das Flores, segunda-feira e quarta-feira, às 18h Praça Luiza Távora, terça-feira e quinta-feira, às 17h Lago Jacarey, terça-feira e quinta-feira, às 18h15

- Turmas internas (exclusivo para clientes)

Terça-feira e quinta-feira, às 8h30 Quarta-feira e sexta-feira, às 8h Quarta-feira e sexta-feira, às 9h

Gerenciamento de estresse e ansiedade*

Quarta-feira, às 10h30 Quarta-feira, às 14h30 Terça-feira, às 18h30
** Disponíveis para clientes Unimed Fortaleza se inscreverem e participarem gratuitamente.