UniAteneu

UniAteneu desenvolve ações com foco no crescimento da carreira dos alunos

Ao longo de toda a formação, o aluno da UniAteneu tem todo o suporte e preparação para conquistar as melhores vagas no mercado de trabalho, a partir da atuação do Núcleo de Apoio à Carreira

O Centro Universitário Ateneu (UniAteneu) investe na empregabilidade e carreira do aluno durante toda a sua trajetória, com a realização de atividades formativas, preparação para ingressar no mercado de trabalho e a oferta de oportunidades exclusivas nas mais diversas áreas do conhecimento através do Núcleo de Apoio à Carreira (NAC). O setor promove consultoria de currículos, aconselhamento profissional personalizado e oficinas que abordam temas variados, trabalhando, especialmente, as soft skills mais requisitadas. Dentre as ações, são divulgadas diariamente vagas de estágio e emprego, a partir dos convênios estabelecidos com mais de 1.000 empresas parceiras.

A relação do NAC com o mercado de trabalho, por meio dos convênios pactuados, proporciona uma troca de valor entre as empresas e a UniAteneu. À medida que as necessidades dos empregadores são identificadas, o setor propõe atividades de capacitação para o alcance das expectativas profissionais, auxiliando os alunos na conexão com os seus objetivos e interesses de carreira. Essa sinergia com as empresas gerou um benefício aos alunos e egressos, onde somente em 2023 foram divulgadas mais de 2.200 oportunidades de estágio e mais de 1.000 vagas de emprego para ex-alunos já formados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Núcleo de Apoio à Carreira também é responsável por alguns processos que envolvem a realização dos estágios curriculares obrigatórios, a orientação sobre a legislação do estágio, a avaliação de satisfação do aluno no campo de atuação e da instituição que oferta os estágios e o treinamento comportamental. Todos os alunos que iniciam as práticas de estágio passam por uma orientação de carreira do ponto de vista técnico e comportamental, visando direcioná-los ao melhor aproveitamento da prática profissional, que os prepara para uma postura profissional mais produtiva e humanizada.

“O NAC me proporcionou todo o suporte durante a minha graduação. Devido a esse apoio, eu consegui ingressar no mercado de trabalho com rapidez e segurança”, relatou Guibson Guilherme Teles Freire, aluno do Curso de Psicologia da UniAteneu que atuou como estagiário de Psicologia no Espaço Seres. Já o discente Rian Mariano da Costa, do Curso de Logística e auxiliar de estoque da Rebanho Soluções Agropecuárias, conta que graças ao Núcleo de Apoio à Carreira, conseguiu de forma rápida o encaminhamento para uma seleção de emprego e conquistou a vaga na empresa.

“Com o cenário mercadológico cada vez mais competitivo, o desafio não é somente trabalhar os índices de empregabilidade, mas conhecer os objetivos de carreira dos nossos alunos. É compreender e considerar o perfil do nosso público, que é diversificado, garantindo serviços que sejam personalizados, acessíveis e significativos. A nossa missão é dar suporte aos discentes, oferecendo recursos para que desenvolvam competências, preparando-os para uma carreira que faça sentido, resultando em sucesso pessoal e profissional”, afirmou Andreza de Freitas Albuquerque, gerente do NAC.

O projeto pedagógico da UniAteneu prevê a conexão entre a academia e o mercado de trabalho. Para isto, os coordenadores de curso, assim como os docentes, compartilham em sala de aula conteúdos e as suas vivências práticas para uma melhor atuação e inserção dos alunos no mundo profissional. “Entendemos que o professor desempenha um papel de influenciador, motivador e mentor na vida acadêmica do discente. A orientação em sala de aula ocorre através das trilhas de aprendizagem, que são cursos de curta duração das áreas de atuação e atividades acadêmicas que possibilitam atualização constante das novas formações que os empregadores exigem conforme as novas profissões”, explicou a profª. Ma. Mirele Cavalcante, coordenadora geral de cursos da UniAteneu.

Outro diferencial são as certificações intermediárias que os alunos podem obter ao longo do curso, que possibilitam a adesão deles de forma mais rápida no mercado. Nesse processo, o discente projeta no início da graduação a sua carreira e no final, aprende a ter um direcionamento profissional mais alinhado com o que deseja trabalhar. “O aluno começa o curso entendendo a sua área de atuação, é orientado quanto aos possíveis erros e acertos, planeja a sua trajetória elaborando o seu próprio planejamento estratégico, é certificado e finaliza a graduação com a disciplina de ‘Posicionamento Profissional’”, complementou a coordenadora.

Além disto, os discentes ainda têm disponível de forma gratuita no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a oferta de cursos on-line que abordam sobre postura e imagem profissional, relacionamento interpessoal, inteligência emocional entre outros assuntos. “As ações focadas no desenvolvimento da carreira do aluno estão inseridas dentro de um grande projeto que visa colocar a instituição como uma das que mais se preocupa em colocar o comportamento como um fator fundamental no desenvolvimento profissional do aluno, vindo antes da técnica”, ressaltou o prof. Dr. Cláudio Rabelo Bastos, pró-reitor de Relações Institucionais.

Veja o vídeo e conheça mais sobre o Núcleo de Apoio à Carreira da UniAteneu.

SERVIÇO

Núcleo de Apoio à Carreira da UniAteneu
Telefone: (85) 3033.5188
E-mail: nac@uniateneu.edu.br

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
UniAteneu
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

UNIATENEU

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar