Participamos do
Imagem destaque

UniAteneu implanta clínica odontológica e amplia a oportunidade de experiências práticas aos alunos

A clínica odontológica do Curso de Odontologia da UniAteneu beneficiará a comunidade com atendimento realizado por alunos e professores
06:00 | Nov. 22, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Publieditorial

O Centro Universitário Ateneu inicia uma nova fase no Curso de Odontologia com a implantação da Clínica Escola de Odontologia ocorrida neste mês de novembro, que vai impactar no aprendizado prático dos alunos e atender à comunidade do entorno. A chegada do equipamento, instalado na unidade acadêmica Lagoa de Messejana, oportunizará experiência clínica aos discentes que ainda estão em formação, e beneficiará alunos e colaboradores da UniAteneu. O atendimento também estará disponível para o público externo, mediante agendamento e avaliação clínica.

A clínica odontológica tem uma área total de 400 m² e é constituída de ambientes como a recepção, o escovódromo, a coordenação clínica, a sala de equipamentos, o almoxarifado, a sala de materiais estéreis, a central de esterilização, a sala de expurgo, consultórios odontológicos, sala de raio-X, estação de imagem e farmácia. Serão oferecidos atendimentos para profilaxia, tratamento de canal, ortodontia, restaurações, cirurgias, implantes, atendimento a crianças e pacientes com necessidades especiais, pacientes com disfunção da articulação temporomandibular (DTM), extração, confecção de próteses entre outros.

O equipamento dispõe de uma estrutura de apoio para as práticas, como sala de raio X periapcal, farmácia, estação de imagens, sala de expurgo entre outros ambientes
O equipamento dispõe de uma estrutura de apoio para as práticas, como sala de raio X periapcal, farmácia, estação de imagens, sala de expurgo entre outros ambientes (Foto: Divulgação/UniAteneu)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“O funcionamento da Clínica Escola de Odontologia é uma grande conquista para os gestores, professores e alunos. Uma vez que a graduação em Odontologia é um curso prático, os alunos poderão praticar e aplicar todo o conhecimento adquirido nas aulas teóricas e práticas laboratoriais, através de um atendimento seguro e humanizado aos pacientes, e principalmente, será uma grande oportunidade de assistir à população que, ainda hoje, carece de saúde bucal, proporcionando saúde e bem-estar aos pacientes”, afirmou a profª. Drª. Manoela Figueirêdo, coordenadora do Curso de Odontologia da UniAteneu.

Para a profª. Ma. Joyce Magalhães, coordenadora e responsável técnica da Clínica Escola de Odontologia da UniAteneu, a implantação e funcionamento da clínica odontológica representa uma conquista relevante para os gestores, discentes e docentes da instituição. É através do atendimento clínico que os alunos praticarão todo o conhecimento adquirido nas aulas teóricas e práticas laboratoriais de forma segura e humanizada. “A clínica constitui uma grande oportunidade de acesso ao serviço odontológico, especialmente, para a população que ainda necessita de assistência à saúde bucal. Logo, acreditamos que a clínica escola será um meio de aproximação entre o ensino, o serviço e a comunidade, caracterizando-se como um espaço de integração, auxiliando na formação de futuros profissionais e dando suporte à comunidade”, ressaltou a coordenadora.

A expectativa dos alunos

Um dos espaços de experimento dos alunos é o de revelação de raio X, para a tomada de decisão dos tratamentos dos pacientes
Um dos espaços de experimento dos alunos é o de revelação de raio X, para a tomada de decisão dos tratamentos dos pacientes (Foto: Divulgação/UniAteneu)

Elivânia Lígia Barbalho, acadêmica do Curso de Odontologia da UniAteneu, entende que a clínica é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Segundo ela, essa vivência proporciona uma efetivação da teoria nos procedimentos que serão realizados. “É um momento de desenvolver nossas habilidades, tanto no atendimento clínico quanto na nossa capacidade interpessoal. Esperei muito por esse momento. Estou muito feliz!”, compartilhou Elivânia Lígia.

Já Wigor Dennes da Silva, também acadêmico de Odontologia na UniAteneu, afirma que a prática clínica é indispensável desde cedo, já que o contato entre dentista e paciente é de suma importância para o aprimoramento do aluno e o seu ganho de experiência. “Como aluno, tenho o desejo de entrar na rotina, mesmo que de forma parcial, para ir conhecendo a prática odontológica do básico ao mais avançado!”, disse Wigor Dennes.

Integração aluno-paciente

Os 15 consultórios odontológicos estão todos preparados com equipamentos de última geração para o melhor atendimento aos pacientes
Os 15 consultórios odontológicos estão todos preparados com equipamentos de última geração para o melhor atendimento aos pacientes (Foto: Divulgação/UniAteneu)

Duas das disciplinas do Curso de Odontologia a terem atividades práticas na clínica odontológica são a de Periodontia e Odontopediatria, ambas ministradas pelo prof. Me. Pedro Jessé Lima Veras. Para ele, o equipamento é uma importante ferramenta de pesquisa e produção de material científico, além de os alunos poderem desenvolver as habilidades clínicas e beneficiar a comunidade. “A clínica também ajudará os alunos a desenvolverem um atendimento mais humanizado, empático e focado tanto no atendimento individual como familiar, mostrando assim a consciência do seu papel social e de cidadania”, afirmou o prof. Me. Pedro Jessé Lima.

Na visão do docente, a clínica ainda oportuniza aos alunos a possibilidade de conseguir unir e praticar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, além de fornecer aos pacientes um atendimento integral. “Pensando no paciente como um todo, podemos afirmar que a clínica também funcionará como porta de entrada para o atendimento de outros cursos, através do encaminhamento para a Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Psicologia”, complementou.

Os tratamentos odontológicos serão realizados por alunos do Curso de Odontologia sob a supervisão e orientação dos professores, e acontecerão durante o período de realização do curso, o que quer dizer que o início e o tempo de duração do tratamento estão diretamente relacionados ao início e duração dos semestres letivos. No Curso de Odontologia, os alunos das disciplinas de Odontogeriatria, Dor Orofacial, Acupuntura e Homeopatia, Endodontia, Estomatopatologia Oral e Maxilofacial, Dentística, Reabilitação Oral e Protética, Cirurgia e Implantodontia, Clínicas Integradas também terão práticas na clínica odontológica, entre outras.

Estrutura tecnológica para atendimento

Ao passar pelas diferentes disciplinas, os alunos terão a oportunidade de vivenciar práticas em todos os ambientes da clínica odontológica
Ao passar pelas diferentes disciplinas, os alunos terão a oportunidade de vivenciar práticas em todos os ambientes da clínica odontológica (Foto: Divulgação/UniAteneu)

Para a experiência do aluno e o atendimento ao público com qualidade e eficiência, o equipamento dispõe, inicialmente, de 15 consultórios e também motores endodônticos, localizadores apicais, motores de implante, laser, ultrassom, morpheus, fotopolimerizadores, jatos de bicarbonato, câmeras intra-orais, televisores acoplados a câmeras para transmissão ao vivo dos procedimentos aos alunos e treinamento. Todos os equipamentos são de última geração, visando um aprendizado com o que há de mais moderno no universo da Odontologia.

Agendamento para as consultas

O agendamento é realizado por meio do telefone da recepção da clínica odontológica no número (85) 3022-3440, em que o paciente será informado da data e horário para comparecimento à primeira consulta. Nela, o paciente será avaliado e, a partir daí, será apresentado o seu plano de tratamento, que deverá ser seguido dentro dos planos das disciplinas ofertadas no curso no semestre. Os tratamentos têm um preço de custo e os valores cobrados estão diretamente relacionados aos materiais utilizados. A triagem acontece nas segundas, terças e quartas-feiras das 18h às 20h e nas quintas e sextas-feiras, das 17h às 19h.

Conheça as instalações da Clínica Escola de Odontologia da UniAteneu.

SERVIÇO

Centro Universitário Ateneu

Site: https://uniateneu.edu.br/

Contato: 0800 006 1717

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Pós-graduação da UniAteneu retoma as aulas presenciais dos cursos de especialização e MBAs

06:00 | Ago. 24, 2021 Tipo Publieditorial

Quando falamos em educação, de um modo geral, é comum pensarmos no modelo tradicional com professores, alunos e aulas. Mas a educação é muito mais que aulas expositivas ministradas por mestres e doutores, mas é convívio, troca de experiências e desenvolvimento de competências interpessoais e intrapessoais. Como as instituições de ensino superior no Ceará vivem um momento de reabertura das atividades presenciais após o controle dos casos de Covid-19, o Centro Universitário Ateneu se prepara para no dia 28 de agosto receber os alunos na retomada dos encontros presenciais nas unidades acadêmicas onde são ofertados cursos de especialização e MBAs.

Na educação presencial, além do conteúdo, são relevantes para o desenvolvimento do profissional as competências técnicas da área de estudo escolhida, assim como as competências interpessoais e intrapessoais. Elas podem ser vivenciadas através das atividades presenciais em sala de aula, laboratórios de ensino, clínicas de atendimento, trabalhos em equipe e individuais, workshops, seminários, debates entre outras atividades. Sobre isto, a UniAteneu possui uma infraestrutura que proporciona ao aluno experiências práticas de mercado com a colaboração de professores especialistas na área, quer seja como campo da gestão, saúde, educação, direito, engenharia ou da moda.

Nos cursos de pós-graduação da UniAteneu, o aluno é capacitado para desenvolver ou aprimorar as suas competências interpessoais, que abrangem a confiança, a influência, o trabalho em equipe, a resolução de conflitos, a adaptação, a responsabilidade, a cooperação, a negociação, a comunicação assertiva dentre outras. Mas para a formação ser completa, é importante que o profissional passe por um processo de absorção das competências intrapessoais, que são a integridade, a perseverança, a produtividade, a objetividade, o foco, a flexibilidade, a iniciativa, a determinação, a ética, o autodidatismo, o autoconhecimento, além de outras.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“A volta das aulas presenciais é um marco importante por propiciar o convívio entre os alunos de pós-graduação, que são profissionais de suas áreas, como forma de troca de experiências, colaboração e trabalho em equipe. Apesar de algumas atividades puderem ser feitas de forma remota, é na presencialidade que todo o efeito educacional é alcançado. Nada melhor que o bom e velho ‘olho no olho’ para estimular as competências não-técnicas do mundo do trabalho”, afirmou o prof. Dr. Adriano Pila, diretor de Pós-Graduação do Centro Universitário Ateneu.

Para ele, outro aspecto fundamental para quem busca se destacar na carreira profissional, passando pela formação especializada na pós-graduação, é o foco mental e comportamental que se alcançam com atividades presenciais nas unidades acadêmicas de ensino. “Fazendo uma comparação, sabemos muito bem da efetividade de exercícios físicos em casa ou na academia, já que em casa o empenho e a chance de perder o foco e desistir são muito maiores. Na educação, não é diferente. Ter o tempo reservado para se dedicar única e exclusivamente aos estudos, em local diferente do conforto do lar, é muito importante para mudar a chave mental do que é necessário dar atenção naquele momento”, complementou o prof. Dr. Adriano Pila. Ou seja, os encontros presenciais proporcionam experiências mais assertivas que impactarão na carreira do aluno no futuro.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o americano Salman Khan, 44, fundador da Khan Academy, uma das maiores plataformas mundiais de educação a distância (EaD), afirmou que se tivesse que escolher entre uma aula presencial com um professor de excelência ou a melhor tecnologia de ensino remoto, sempre iria escolher a presencial. “O que faz a diferença é como se usa cada experiência. Professores reconheceram que, em videoconferência, não é ok ficar apenas dando aulas expositivas porque os alunos se desengajam ou nem aparecem. Deve-se fazer perguntas aos alunos, mantê-los envolvidos. É preciso que a comunicação seja de duas vias e que, ao longo da aula, divida-se a turma em grupos menores para fazer com que os estudantes trabalhem entre si”, argumentou Salman Khan.

Veja os cursos de pós-graduação presenciais da UniAteneu que retornam às aulas presenciais no dia 28 de agosto:

- Direito

Especialização em Auditoria Trabalhista – Legislação Aplicada
Especialização em Direito Aplicado ao Setor Pessoal
Especialização em Direito do Trabalho, Trabalhista e Previdenciário

- Saúde

Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva
Especialização em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica
Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória
Especialização em Gerontologia
Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

- Gestão

MBA em Administração e Negócios
MBA em Controladoria e Finanças
MBA em Gestão de Pessoas
MBA em Gestão e Gerenciamento de Projetos
MBA em Gestão Estratégica da Logística

SERVIÇO

Centro Universitário Ateneu

Site: https://uniateneu.edu.br/

Contato: 0800 006 1717

Unidades acadêmicas: Lagoa de Messejana, Aldeota, Grand Shopping e Harmony – Bezerra de Menezes


Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

UniAteneu oferta cursos de aperfeiçoamento gratuitos que podem ser aproveitados como cursos de pós-graduação

PUBLIEDITORIAL
06:00 | Jul. 12, 2021 Tipo Publieditorial

O contexto atual que todos nós vivemos requer dos profissionais que eles estejam cada vez mais capacitados para desempenharem suas funções, num mundo dinâmico em que a todo momento surgem novidades, sendo preciso atualizar-se constantemente. Diante do cenário, o Centro Universitário Ateneu abre, a partir de hoje (12), as matrículas para três cursos de aperfeiçoamento gratuitos que poderão ser convalidados para um curso de especialização de 400h, após a inclusão de mais duas disciplinas. São oferecidos os cursos de Gestão de Startups, de Gestão de Pandemias e de Educação para o Novo Normal.

Inicialmente, o aluno fará seis disciplinas de 50h e, caso deseje, pode optar por fazer mais duas disciplinas para que o curso se torne com nível de especialização, que são as disciplinas de Pensamento Científico e Projeto Aplicado. Serão seis meses de aulas intensivas, que ocorrerão de forma on-line pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os alunos terão disponíveis todo o portfólio dos cursos de forma digital, com materiais de estudo para download, e-books, vídeos e atividades práticas com recursos tecnológicos de gamificação. O público-alvo são pessoas graduadas ou que já tenham um curso de pós-graduação na área da Saúde, Gestão, Educação ou que tenha interesse em outra área do conhecimento.

“A vantagem é que serão cursos de aperfeiçoamento qualificados com materiais didáticos excelentes, contendo para cada disciplina e-books, videoaulas, mapa conceitual explicando os principais assuntos a serem abordados na matéria, trilha de aprendizagem das unidades e gamificação”, explicou o prof. Ricardo Deibler Zambrano Júnior, diretor de Educação a Distância da UniAteneu. Segundo ele, além da facilidade de o aluno estudar no seu próprio tempo e no conforto de sua casa, o AVA é considerado um ambiente responsivo, o que permite o aluno estudar de um computador, tablet ou celular. “O aluno terá autonomia para estudar do seu jeito e, em caso de dúvida, terá um suporte do SAC da instituição para dirimir dúvidas e dificuldades que aconteçam ao longo do curso”, complementou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na área da Gestão, com o complemento das duas disciplinas, o aluno poderá sair com o certificado de MBA em Gestão de Startups. Já no campo da Saúde, poderá convalidar para a Especialização em Gestão de Pandemias. Se o interesse é investir na área da Educação, o aluno terá a oportunidade de finalizar com o nível de Especialização em Educação para o Novo Normal. “A expectativa é que as pessoas entendam a contribuição da UniAteneu para esse momento e se engajem nesse chamado da educação à qualificação em áreas nas quais a necessidade de pessoas aptas para atuarem nessas frentes é enorme”, projetou o prof. Dr. Adriano Pila, diretor de Pós-Graduação da UniAteneu.

Saiba mais sobre cada curso

- Aperfeiçoamento em Gestão de Startups – 300h (Créditos elegíveis para MBA em Gestão de Startups – 400h)

O curso tem como núcleo de formação disciplinas que cobrem assuntos relacionados ao planejamento estratégico e gestão de uma startup. Apesar de existirem outros temas conhecidos no mundo corporativo, esse curso tem uma vertente mais voltada às startups, que são as estratégias de marketing, as finanças corporativas e, principalmente, a gestão da tecnologia da informação e comunicação (TICs).

- Aperfeiçoamento em Gestão de Pandemias – 300h (Créditos elegíveis para Especialização em Gestão de Pandemias – 400h)

No cenário em que vivemos de uma pandemia que já está com mais de um ano de duração, o curso tem um sólido núcleo de disciplinas que abordam assuntos relacionados ao gerenciamento de perigos e riscos à saúde, o controle e prevenção de infecção hospitalar e a higiene e a vigilância sanitária. No tocando à gestão, cenários pandêmicos e riscos serão abordados com assuntos relacionados à vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental, bem como aos impactos e prevenção da Covid-19, como lições aprendidas frente às possibilidades de novas pandemias.

- Aperfeiçoamento em Educação para o Novo Normal – 300h (Créditos elegíveis para Especialização em Educação para o Novo Normal – 400h)

O cenário da pandemia transformou a educação de forma acelerada. Nesse curso, os assuntos nucleares cobertos estão relacionados à educação a distância (EaD) e novas modalidades de ensino, e como isso se relaciona com as novas tecnologias. Quando falamos de educação digital, precisamos considerar também assuntos como a produção de conteúdo para o EaD e sistemas multimídia. Outro assunto primordial está relacionado ao comportamento e à cognição, abordados do ponto de vista da neuroeducação e das tecnologias educacionais.

Clique aqui e faça a sua matrícula.

Centro Universitário Ateneu

Site: www.uniateneu.edu.br

Informações: 0800 006 1717

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Centro Universitário Ateneu abre novo campus para cursos de graduação na Bezerra de Menezes

PUBLIEDITORIAL
05:00 | Jun. 17, 2021 Tipo Publieditorial

O Centro Universitário Ateneu cresce a cada dia com o objetivo de oferecer aos seus alunos a melhor comodidade, segurança e um ensino de qualidade que os farão chegar cada vez mais longe na carreira profissional. Com 17 anos de existência, a UniAteneu comemora a abertura da sua mais nova unidade, localizada na Av. Humberto Monte, 2929, no bairro Pici, em Fortaleza (CE), na esquina com a av. Bezerra de Menezes.

O novo campus dispõe de um corpo docente qualificado com professores mestres e doutores e uma infraestrutura completa, incluindo salas de aulas, laboratórios de informática, laboratórios para cursos na área da Saúde com equipamentos e tecnologia avançados para enriquecer a formação dos alunos, o Centro Integrado de Saúde Ateneu (Cisa) para atendimento gratuito à comunidade no campo da Estética, Enfermagem e Fisioterapia e o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) para apoio à população.

Na unidade, serão ofertados os cursos de graduação em Psicologia, Farmácia, Administração, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Direito, Ciências Contábeis, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Educação Física (Licenciatura), Serviço Social e Nutrição, assim como cursos de pós-graduação, técnicos e o polo de educação a distância (EaD). É a oportunidade para quem reside e trabalha em bairros adjacentes iniciar qualquer um destes cursos, já que a nova unidade está situada em uma localização privilegiada da cidade de Fortaleza, estando a 2,6km do Shopping Rio Mar Kennedy, a 2,6km do Terminal do Antônio Bezerra e a aproximadamente 500 metros do North Shopping.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“A unidade Bezerra de Menezes representa um marco para a trajetória de sucesso da UniAteneu, conjugando modernas instalações e um portfólio variado de cursos trazidos da unidade Antônio Bezerra. O novo campus inaugura um modelo de atendimento com foco no aluno, que desejamos expandir para as outras unidades do Grupo Ateneu”, afirmou o prof. Dr. Herbert Gomes Martins, pró-reitor acadêmico da UniAteneu.

“Implantar um novo campus representa poder atender uma nova região, visto que não são apenas cursos que levamos quando instalamos um campus, mas conhecimento, apoio à comunidade em forma de projetos sociais e desenvolvimento econômico. Uma instituição de ensino superior do porte da UniAteneu é um vetor de crescimento para a região”, afirmou o prof. Dr. Cláudio Rabelo Bastos, pró-reitor de Relações Institucionais da UniAteneu.

Centro Universitário Ateneu

Site: www.uniateneu.edu.br

Informações: 0800 006 1717

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Cursos de Saúde da UniAteneu se destacam por formação diferenciada

PUBLIEDITORIAL
07:00 | Out. 14, 2020 Tipo Publieditorial

Clique na imagem para abrir a galeria

Ao longo de toda a graduação, o aluno dos cursos de Saúde da UniAteneu dispõe de um acompanhamento centrado no apoio e desenvolvimento de competências, de forma rígida visando a excelência na formação do aluno. Para isso, a instituição oferece ampla estrutura física com mais de 25 laboratórios devidamente equipados, investimento em tecnologia com uso de softwares atuais do mercado, apoio ao estudante, preparação para a carreira durante o processo formativo e convênios com empresas e instituições públicas para a realização dos estágios, tanto no âmbito técnico como também comportamental.

Somado a todo o suporte técnico e acadêmico, o aluno tem a oportunidade de aprender com um corpo docente qualificado composto por mestres e doutores com vivência prática no ramo de atuação, além de desfrutar de uma contínua assistência que garante oportunidades de estágio ao longo de todo o curso. Um dos diferenciais comum a todos os cursos é a disciplina de “Planejamento de Carreira”, onde os estudantes passam a conhecer as interfaces da futura profissão ainda no primeiro semestre, criando uma percepção 360º da área de atuação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além das atividades específicas de cada graduação, os alunos participam de projetos interdisciplinares com acadêmicos de outros cursos ligados ao campo da Saúde, que agregam à formação e proporcionam a chance de eles conhecerem como se dá o trabalho das equipes multiprofissionais nos diversos espaços de trabalho. Nestes projetos, os professores abordam temas que oportunizam os estudantes a buscarem conhecimento fora do ambiente universitário, que pode ser em uma unidade básica de saúde, uma clínica particular especializada ou mesmo realizar uma entrevista com um profissional da área. Outra atividade que é desenvolvida são as visitas técnicas com os alunos, para que eles possam conhecer a realidade dos diversos campos específicos de atuação.

“As nossas estruturas são uma das melhores, de excelência para a formação dos estudantes. Eu avalio como estruturas que realmente vão permitir e propiciar ao aluno que ele sinta a profissão que abraçou. Nos cursos de Saúde da UniAteneu, o aluno vai poder vivenciar na prática como que é o atendimento ao paciente, dentro da sua especialidade”, afirmou a profª. Rafaele Teixeira, coordenadora de Estágios e Práticas em Saúde da UniAteneu.

Estágios supervisionados

Nos estágios supervisionados, os alunos estão sempre acompanhados por um preceptor, que é um profissional da área da Saúde contratado para acompanhar os alunos. Os estudantes têm também o apoio dos professores supervisores de estágio, que fazem toda a gestão da disciplina, a fiscalização in loco nos campos de estágio para acompanhamento e têm uma maior proximidade com os alunos.

Esse trabalho é realizado pela Coordenação de Práticas e Estágios em Saúde em parceria com o Núcleo de Apoio à Carreira (NAC), onde é feita a gestão dos estágios extracurriculares e, principalmente, a gestão de convênios dos campos de estágios, o que proporciona ao aluno a garantia da vivência prática e mais oportunidades para que ele possa aprimorar a sua formação ao longo do curso.

Aulas práticas e avaliação

As aulas práticas acontecem desde o primeiro semestre, com as disciplinas de formação geral comuns a todos os cursos da Saúde. Para que os estudantes tenham a segurança sanitária garantida, eles recebem todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) para a realização das práticas, assim como os insumos, para fazerem as atividades práticas no campo de estágio já com os equipamentos necessários.

Em todos os cursos, existem várias etapas de avaliação. Temos as avaliações teóricas; as avaliações práticas que acontecem no campo de estágio, onde o preceptor faz uma verificação com o aluno atendendo o paciente; e as avaliações subjetivas, que leva em consideração as habilidades e técnicas de relacionamento concernentes ao aluno. Antes do aluno começar a estagiar, o curso ainda promove um treinamento comportamental e aborda sobre o código de ética de respectiva profissão.

Atividades acadêmicas e sociais

Nos cursos de Saúde ofertados pela UniAteneu, os alunos são estimulados a investirem na iniciação científica, a participarem de congressos, eventos na área específica da graduação, a escreverem e publicarem artigos científicos e a integrarem grupos de pesquisa. Outra oportunidade de envolvimento na busca por vivências e conhecimento que os alunos podem ter é com as ligas acadêmicas, como por exemplo, a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Gerontologia da UniAteneu (Lameg), que reúne professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

Conheça a UniAteneu

Centro Universitário Ateneu

Site: http://uniateneu.edu.br/

Telefone: 0800 006 1717

Redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/UniAteneu

Instagram: https://www.instagram.com/uniateneuoficial/

Twitter: https://twitter.com/UniAteneu

YouTube: https://www.youtube.com/c/UniAteneu

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags