PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL saudeesegurancanotrabalho

Saúde mental na pandemia: quais as mudanças necessárias no trabalho?

Crise de coronavírus modificou as relações de trabalho e exige de todos, principalmente empregadores, respeito

30/11/2020 07:00:07
O trabalho sob ponto de vista emocional será tema de palestra no "WEBINAR Saúde e Segurança no Trabalho: A Retomada Pós-Pandemia", no próximo dia 7 de dezembro
O trabalho sob ponto de vista emocional será tema de palestra no "WEBINAR Saúde e Segurança no Trabalho: A Retomada Pós-Pandemia", no próximo dia 7 de dezembro

A saúde mental das pessoas influencia a produtividade no trabalho e, portanto, é um assunto relevante para todo empregador. O trabalho sob ponto de vista emocional será tema da palestra da especialista em Medicina do Trabalho, Marcia Bandini, no “WEBINAR Saúde e Segurança no Trabalho: A Retomada Pós-Pandemia”, no próximo dia 7 de dezembro. O evento online gratuito está com inscrições abertas no site https://especial.opovo.com.br/segurancadotrabalho.

Mas, afinal, qual a reflexão que a esta altura da pandemia deve-se fazer sobre saúde mental e trabalho? Segundo Marcia, que é ex-presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), o emocional ainda precisa ser muito discutido, não apenas do ponto de vista de quem teve Covid-19, mas de quem também tem vivido as mudanças na organização do trabalho, os impasses das medidas de isolamento social.

No caso de quem trabalha fora, há risco de infecção; quem está em casa vive a perda dos limites entre vida pessoal e profissional. Todos também lidam com os sentimentos de medo, angústia e ansiedade. É uma relação até de causa e efeito, explica a especialista: "A Covid-19 modificou o trabalho na forma como a gente conhecia antes, e a organização do trabalho modificou a disseminação da pandemia, principalmente naqueles onde há surtos".

Marcia busca debater, em sua fala, o que desta nova estrutura de trabalho permanecerá no pós-pandemia. "Radicalizamos algumas mudanças do trabalho, adotando fortemente as tecnologias de informação para garantir o distanciamento, mas isso deixa consequências", frisa.

Respeito e limites

A mudança mais importante para que a saúde mental de todos seja preservada, seja no trabalho presencial ou no home office, será o respeito. "Eu resumiria todas as medidas que a gente precisa ter em uma palavra: respeito. Respeito às necessidade que são diferentes para mim ou para você. Se meus filhos são adultos, e os seus crianças, têm necessidades de adaptação diferentes. Respeito à singularidade cada pessoa, à organização de cada tarefa", diz Marcia.

Respeito ainda às horas de trabalho, alerta a especialista. "Não é porque estamos online que temos que entrar na vida da pessoa pedindo a ela para responder no meio da noite. Não dá para levar o trabalho para casa do jeitinho que ele era, precisa repensar a forma de trabalhar. Essas pessoas estão sofrendo, precisam de apoio", reitera.

Serviço

“WEBINAR Saúde e Segurança no Trabalho: A Retomada Pós-Pandemia”

Quando: 7 de dezembro de 2020, das 14h às 17h

Inscrições: https://especial.opovo.com.br/segurancadotrabalho

Gratuito