PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL mercadappcenterbox

Aplicativo proporciona economia de tempo ao fazer compras em supermercados

Plataforma criada pela startup Mercadapp oferece praticidade para clientes, que podem fazer compras sem sair de casa. Acessibilidade do aplicativo também é percebida por usuários

19/11/2019 07:00:15
Daniel Vieira, 37, economiza cerca de três horas por semana fazendo as compras online (Foto: Priscila Smiths/Especial para O POVO)
Daniel Vieira, 37, economiza cerca de três horas por semana fazendo as compras online (Foto: Priscila Smiths/Especial para O POVO)

Há três meses, o analista de sistemas Daniel Vieira, 37, passou a fazer compras no Centerbox Supermercados por meio do aplicativo da empresa. Com alguns cliques, ele faz compras semanais e recebe os produtos “na porta de casa”. Antes, a atividade ocupava cerca de três horas por semana — incluindo o tempo de deslocamento e a fila do caixa. Ainda que precise ir ao mercado quando falta algum produto, a economia de tempo é perceptível.

“Tendo o aplicativo no celular é mais fácil [do que comprar por sites]. Quando preciso ir atrás de um produto, não fico preso ao computador, vou me deslocando pela casa”, acrescenta Daniel, que se diz adepto às novidades tecnológicas que proporcionam facilidades no dia a dia. A plataforma está em funcionamento desde abril de 2019 e foi criada pela Mercadapp, startup especializada em oferecer soluções para o setor supermercadista.

O aplicativo do Centerbox Supermercados atende todas as regiões de Fortaleza e o município de Caucaia, na Região Metropolitana da Capital cearense. Percebendo “a necessidade do mercado”, a empresa aderiu ao aplicativo próprio buscando oferecer “comodidade, facilidade e praticidade” aos clientes, além de mais uma opção de canal de vendas, segundo o supervisor operacional Claudemilson Vasconcelos.

O supervisor também aponta como benefício para o cliente as ofertas exclusivas às quais tem acesso ao comprar pelo aplicativo. “E fica a critério dele receber em casa ou retirar suas compras em uma das quatro lojas cadastradas.”

Aplicativo proporciona economia de tempo ao fazer compras em supermercados
Aplicativo proporciona economia de tempo ao fazer compras em supermercados (Foto: Divulgação)

Mais independência

Para além da praticidade no dia a dia, a opção de fazer compras pelo smartphone representa um ganho de autonomia para a servidora pública Valdira Trévia de Oliveira, 50, e o massoterapeuta aposentado Regivaldo de Oliveira Figueiredo, 69. Ambos têm deficiência visual e relatam ter facilidade para navegar no aplicativo. “É uma coisa muito prática e muito boa. Para o cego, é uma ferramenta imprescindível”, afirma Regivaldo.

Eles já realizaram duas compras na plataforma do Centerbox Supermercados — uma em um celular com sistema operacional Android e outra em um iPhone — para testar a acessibilidade em relação ao leitor de tela. Regivaldo conta terem ficado surpresos com o processo. “A palavra certa é deslumbrado”, corrige-se.

Por precisar da ajuda de outras pessoas para ir à loja e realizar as compras, Valdira relata que o aplicativo criado pela Mercadapp surgiu para “facilitar a vida” do casal. “O aplicativo veio para facilitar mais a vida da gente, tornar mais acessível, [e para] a gente ter autonomia para navegar no mercantil, ver os produtos, ver os preços”, conta. “Nós já temos muitas dependências que não podem ser subtraídas, e essa é uma a menos. Estou deitado, pego meu telefone e faço [a compra]”, complementa Regivaldo.

Mudanças necessárias

Para a implantação do novo modelo de venda no Centerbox Supermercados, Vasconcelos explica que a operação de loja passou por treinamento para atender a esses clientes. “Foi necessária uma adaptação interna para gerir as vendas online. A mudança na operação aconteceu desde a separação de pedidos até a logística”, afirma. Com a plataforma em funcionamento, o supervisor afirma notar uma crescente adesão dos clientes à nova opção de consumo. “Com todo nosso trabalho e atenção ao cliente, percebemos um aumento crescente nas vendas online a cada mês.”

A Mercadapp

Criada em 2015, a startup cearense oferece aplicativo personalizado, site, módulo de encartes e plataforma de gestão como soluções para empresas do setor supermercadista. Entre as funcionalidades estão integração ERP, cadastro de produtos, impulsionamento, pagamento online notificações para publicidade e assessoria digital para os supermercados clientes. Com as lojas clientes, a Mercadapp está presente em mais de 15 cidades e já entregou mais de 40 mil pedidos.