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Saiba como a assistência pode melhorar a experiência do paciente

O hospital São Camilo Fortaleza preza pela excelência, proporcionando um cuidado integral, respeitando as preferências e valores individuais, buscando a melhoria contínua da assistência

19/08/2019 08:30:27
Para garantir a qualidade e melhorar a experiência do paciente, o Hospital São Camilo conta com um parque tecnológico atuando em diversas áreas da saúde
Para garantir a qualidade e melhorar a experiência do paciente, o Hospital São Camilo conta com um parque tecnológico atuando em diversas áreas da saúde

O assunto experiência do paciente, algo novo no Brasil, já vem sendo desenvolvido em outros países como Estados Unidos e na Europa. Oferecer uma assistência com excelência engloba desde o cuidado clínico até a criação de uma cultura que favoreça a experiência completa do paciente. Em pesquisa realizada em 2014 pela Cleveland Clinic, centro médico acadêmico em Ohio, para saber quais fatores influenciam na escolha de um hospital, 41% dos entrevistados responderam que a experiência do paciente era o principal fator.

Na área da saúde, sobretudo na hospitalar, o paciente tem pouca voz e pouca vez, segundo afirma Aldenis Machado, diretor administrativo do Hospital São Camilo Fortaleza. “Pacientes são tratados como números, têm pouca participação no tratamento e quem decide tudo é o médico. A equipe multidisciplinar também tem suas normas e ele acaba sendo coadjuvante no tratamento”, afirma.

Aldenis pontua que a experiência do paciente visa fazer mudanças e colocar o paciente no centro, para que ele tenha mais liberdade de participar do tratamento, além de ter acesso às informações. “Ele poderá discutir junto à equipe médica o melhor tratamento e não ficar como um objeto a ser tratado, mas como uma pessoa que pode e deve participar das decisões importantes.”

A relação positiva entre a experiência do paciente e diversos aspectos do processo assistencial, como a melhora clínica, assistência segura e de qualidade, e, em consequência, o estabelecimento de uma relação de confiança entre paciente, familiares e hospital, é um dos pontos citados por Sílvia Mendonça, enfermeira e diretora assistencial do Hospital São Camilo Fortaleza.

Qualidade da assistência

Sílvia pontua que para garantir a qualidade e melhorar a experiência do paciente, o Hospital São Camilo conta com um parque tecnológico atuando em diversas áreas da saúde, incluindo cirurgias de alta complexidade e Pronto Atendimento perfilizado, com atendimento pediátrico e adulto. Além disso, a criação de linhas de cuidados específicos para cada tipo de patologia aliadas às estratégias da instituição fortalece a cultura de segurança já implantada.

Sílvia Mendonça, enfermeira e diretora assistencial do Hospital São Camilo Fortaleza
Sílvia Mendonça, enfermeira e diretora assistencial do Hospital São Camilo Fortaleza (Foto: Priscila Smiths/ Especial para O POVO)

“À medida que o paciente interage com a instituição durante sua jornada assistencial, ele percebe que o cuidado centrado nele vai além dos procedimentos técnicos; está relacionado à humanização, continuidade do cuidado e valorização das pessoas, quesitos presentes no nosso propósito institucional”, aponta a diretora assistencial. Ela acrescenta que o Hospital São Camilo Fortaleza possui processos apoiados pela Gestão da Qualidade e conquistou o certificado da Organização Nacional de Acreditação – ONA NÍVEL II, que atende ao princípio de segurança do paciente e dispõe de planejamento e organização focado na gestão integrada.

Aldenis Machado ressalta que alguns paradigmas devem ser quebrados. “No hospital não se pode comer isso e aquilo, não se pode levar criança. Então, são várias coisas que você pode proporcionar de diferente do tratamento.” Ele cita casos como de um paciente que gosta de ir à missa, encontra-se internado há muito tempo e deseja participar de uma celebração. Ele pode ir a uma capela que o hospital tem.

“São as coisas fora do trivial, que é ficar deitado numa cama tomando um medicamento, que a gente chama de experiência do paciente, que ele tenha uma boa experiência e não seja apenas um objeto”, pontua o diretor administrativo. Machado acrescenta que o hospital também disponibiliza um time de psicólogos que realiza visitas aos pacientes e dá assistência psicológica.

Assistências disponibilizadas pelo São Camilo

- Placa na cabeceira da cama com o nome do paciente (e alguns outros dados de segurança) para que seja sempre chamado pelo nome e não pelo seu leito;

- Os pacientes que recebem implantes são acompanhados via telefone por um ano, para saber se houve algum problema com o implante;

- Equipe multidisciplinar que se reúne para discutir os casos críticos e debater o melhor tratamento com família e o paciente;

- Apoio espiritual, entendê-lo como um todo;

- Ao receber qualquer medicação ou se submeter a qualquer coleta de material, o profissional deve explicar a ele o que será feito ou o que será administrado;

- Em parceria com alguns médicos, é proporcionada uma experiência diferente no parto:

1. Um quarto amplo com ante-sala para a família, que aguarda do lado de fora;

2. Banheira com água quente, que ela leva pra casa de recordação;

3. Luzes especiais no quarto;

4. A paciente pode montar a sua trilha sonora do trabalho de parto;

5. Escolher a música que será tocada quando o bebê nascer;

6. Fotógrafo dentro do quarto para registro completo.