Grandes Nomes

Secretária dos Povos Indígenas do Ceará é a entrevistada do Grandes Nomes desta terça; confira

Juliana Alves Jenipapo, primeira a assumir a pasta dos Povos Originários no Governo do Estado, destaca importância da liderança feminina para o povo Jenipapo-Kanindé

Foi das mãos de Cacique Pequena, a primeira mulher a comandar uma aldeia no País, que Juliana Alves Jenipapo – a Cacika Irê –, recebeu seu cacicado. Hoje, Cacika Irê é a primeira secretária dos Povos Indígenas do Ceará. Sua luta e reconhecimento, no entanto, vêm de muito tempo. Por sua importância na luta dos povos indígenas, Juliana é a segunda entrevistada da 20ª edição do projeto Grandes Nomes do O POVO, que vai ao ar nas redes sociais do O POVO e na Rádio O POVO CBN nesta terça-feira, 8, às 12h e às 16h, respectivamente.

Na entrevista, comandada por Neila Fontenele, com mediação da jornalista Camilla Lima, Cacika Irê conta um pouco sobre o legado de sua mãe e mestra, Cacique Pequena, sobre a missão de estar secretária e dos desafios de sua gestão, sobre demarcação de terras no Estado, além de compartilhar sua trajetória de luta e em defesa dos povos indígenas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Se tornar uma liderança feminina: isso é muito matriarcal do povo Jenipapo Kanindé. Eu tenho minha mãe, a minha mestra, a grande Cacique Pequena, que foi a minha professora, a minha precursora de luta e de vida. Ela sempre buscou me ensinar a estar dentro dessa luta, a lutar pelo nosso povo e, consequentemente, lutar também pelos outros povos indígenas do Estado a partir do momento em que ia também tendo destaque”, destaca.

A Cacika, que iniciou sua luta muito jovem, por volta dos 12 anos, foi a única dos 16 filhos que se alfabetizou. Esse passo foi fundamental para dar início à construção da sua futura liderança: “a minha mãe utilizava a seguinte justificativa para que eu pudesse andar juntamente com ela: vou levar a Juliana para a Assembleia, para o Fórum, para o Seminário, para eu poder anotar”, lembra.

“Naquela época, ela dizia que ia me levar porque, como ela não detinha esse conhecimento da leitura e da escrita e eu já sabia, eu ia escrever tudo para, quando voltasse para a aldeia, a gente tivesse mais embasamento do que tinha sido discutido. E foi assim que começou toda a minha militância, primeiramente dentro do meu povo”, completa.

Aos 14 anos, Juliana recebeu sua primeira responsabilidade: estar enquanto liderança jovem dentro do Conselho Local de Saúde do Povo Jenipapo Kanindé. “Depois, consequentemente, tendo um bom resultado, dando respaldo para essa luta, fui buscando me colocar mais à disposição do meu povo até chegar à presidência do Conselho Local de Saúde do Povo Jenipapo Kanindé”, conta.

Para Cacika Irê, sua posse na Secretaria representa a reparação histórica para todo movimento indígena a nível nacional, pois demarca os avanços das políticas indigenistas frente ao novo Governo.

Sobre Juliana Alves

Juliana Alves Jenipapo, Cacika Irê do Povo Jenipapo-Kanindé, é secretária dos Povos Indígenas do Ceará e liderança reconhecida no movimento indígena cearense e nacional. É licenciada em Educação Intercultural Indígena e mestre em Antropologia do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia

(UFC/Unilab). Também é uma das fundadoras da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e vice-coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará (Amice).

Projeto Grandes Nomes - 20ª edição

Desde 2003, o projeto do Grupo de Comunicação O POVO traz para o público histórias de vida e experiências de personalidades consideradas referências em suas áreas de atuação. Você pode acompanhar as entrevistas pelas redes sociais do O POVO e na Rádio O POVO CBN (FM 95.5), entre os dias 7 e 11 de agosto de 2023, das 12h às 13 horas, no YouTube e Facebook do O POVO, e às 16 horas na Rádio O POVO CBN. Você também pode conferir as entrevistas na íntegra no site do projeto.

Confira os participantes da edição 2023:

7/8 – Bernard Appy - Economista e secretário executivo de Reforma Tributária do Ministro da Fazenda

8/8 – Juliana Alves - Cacika Irê do Povo Jenipapo-Kanindé e primeira secretária dos Povos Indígenas do Ceará

9/8 – Irmã Conceição - Presidente do Lar Amigos de Jesus

10/08 – Lira Neto - Escritor, jornalista e biógrafo

11/08 – Hipólito Monte - Médico, diretor-presidente do Instituto Hipólito Monte e do Laboratório Hipólito Monte

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Grandes Nomes
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

projeto Grandes Nomes Cacika Irê secretaria dos povos indígenas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar