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Palestras apresentam caminhos inovadores para negócios de moda no último dia do CEM. Confira!

Último dia do Ceará Está na Moda contou com palestras dos empresários Caito Maia, Rayssa Thomaz e Renato Thomaz, à frente das marcas Chilli Beans, Yssa Marketing de Moda e Água de Coco

Três empresários de sucesso no segmento da moda, Rayssa Thomaz, Renato Thomaz e Caito Maia, descobriram as ferramentas para liderar o caminho do sucesso em seus negócios. Eles marcaram presença nesta quinta-feira, 25, no terceiro e último dia do Ceará Está na Moda, evento do Sistema Fecomércio Ceará promovido em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Sesi e Senai.

A diretora da Yssa Marketing de Moda, Rayssa Thomaz, é visionária do marketing digital para o setor. Proprietária de uma agência, de uma escola e de uma produtora de campanhas de marketing de moda, ela compartilha sua experiência para que marcas de todos os tamanhos consigam se destacar em um ambiente de disputas por atenção.

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A lição: a chave que todo mundo procura para se sobressair no ambiente digital não está no outro, mas dentro de cada um de nós. “O maior desafio de diferenciação é as pessoas pararem de copiar e olharem para dentro. Quando elas olham para a essência delas, pra quem elas são, pra quem elas querem falar, elas conseguem se diferenciar com mais facilidade”, orienta.

As dicas de Rayssa incluem a utilização de diversas ferramentas, desde a definição do público-alvo até a construção do branding, sempre mantendo um olhar atento às tendências e às demandas do mercado. Nesse sentido, as marcas precisam entender que tal como uma pessoa, elas também podem (e devem) ser únicas. “A gente tem que saber a que dizer sim e a que dizer não. E os ‘não’ são tão importantes quanto os ‘sim’”, provoca.

Diferentemente do senso comum, o mundo do marketing não é polarizado. “É como se existisse uma simbiose entre tudo”, entende, defendendo a pesquisa como uma ótima aliada para sair à frente da concorrência. “O timing no marketing também é muito importante. Se surge uma demanda e você aplica aquilo ali rápido, faz muita diferença para que você consiga se diferenciar e seja uma pessoa que não está fazendo só o que todo mundo fez”, completa.

Uma marca lifestyle

Renato Thomaz, da Água de Coco, traz uma abordagem diferente para a inovação. Ele acredita que sair da caixa e pensar no novo é importante, mas sem esquecer as origens e a identidade da marca.

O empresário exemplifica resgatando a história da Água de Coco, que começou como uma marca de moda praia e se expandiu para diversas linhas de produtos, mantendo sempre seu DNA.

A inspiração veio do exemplo de grifes como a Chanel, que lançou produtos para que um público maior pudesse se sentir parte de sua comunidade. "Se você queria uma bolsa da Chanel, mas não consegue, por que não ter uma base da Chanel, um batom da Chanel?”, provoca.

"A gente foi se posicionando como uma marca lifestyle, porque a gente realmente quer estar presente na vida do nosso consumidor em vários momentos, e para isso a gente precisa ter produtos", explica.

Para Renato, sair da caixa e pensar no novo não é o mais difícil. “Eu acho que o mais difícil é quando você precisa sair da caixa e pensar no novo e não esquecer quem você é, não esquecer as suas origens, a sua identidade”, opina, para em seguida emendar.

“É que as pessoas muitas vezes ligam a inovação à tecnologia, e inovar num produto, inovar numa nova linha de produto, inovar numa comunicação, não é difícil porque não está ligado à tecnologia, está ligado ao produto, está ligado à comunicação”, explica. E resume: “Quando você olha para um prato e diz que é a cara da Água de Coco, é isso. É você pensar fora da caixa, mas sem perder o seu DNA."

De olho nos quiosques

Já o fundador da Chilli Beans, Caito Maia, ensina a focar no storytelling. Contar bem a história por trás do produto para cativar os clientes é um desafio que vale a pena ser superado. "Eu não vendo óculos escuros, eu vendo marca. O grande segredo é contar a história do produto". Caito explica que muitas vezes, quando o produto chega à loja, o cliente não fica sabendo da história dele, mas quando descobre se encanta.

Para o empresário, a importância está em transmitir a identidade da marca e inovar na forma como os produtos são apresentados. Uma das estratégias inovadoras da Chili Beans é a aposta em quiosques nos shoppings, proporcionando uma experiência encantadora aos clientes e reduzindo os riscos comparado a administrar lojas inteiras.

De acordo com o empresário, antes da marca não existiam quiosques de moda, afirma, aconselhando a estratégia para outros empreendedores. "Nós somos o metro quadrado que mais vende no Brasil", garante.

Além disso, Caito investe na capacitação dos vendedores para impulsionar as vendas online, mostrando como a integração entre os canais físico e digital pode potencializar os resultados.

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