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REDAÇÃO: como solucionar o problema e se garantir no Enem

Agente, Ação, Meio, Finalidade e Detalhamento são elementos que devem estar presentes no texto

Uma das partes mais desafiadoras da Redação do Enem é elaborar a proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Confira as dicas para se dar bem nessa etapa do texto!

Observe os seguintes elementos:

AGENTE (Quem?) - as instituições sociais ou governamentais que irão solucionar a problemática. Deve-se atentar para as funções dos agentes apresentados, tentando demonstrá-los de maneira bem específica.

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AÇÃO (O quê?) - as medidas que serão realizadas para solucionar o problema. Deve-se atentar para a necessidade de ações bem específicas que demonstrem que o candidato sabe realmente como seria a solução.


MEIOS (Como?) - é a demonstração de como seria a implantação da ação apresentada, mostrando que ela não parte do senso comum, mas, sim, do conhecimento de mundo.


FINALIDADE/EFEITO (Para quê?) - finalização que comprova para que servem as soluções.


DETALHAMENTO - informações a mais sobre um dos quatro elementos da solução, que demonstram que o candidato realmente é o autor dessa solução.

 

6 passos fundamentais:


1. Detalhe a solução de modo a permitir ao leitor o julgamento sobre sua viabilidade, apresentando os meios para realizá-la. Lembre-se de apresentar o AGENTE, a AÇÃO, os MEIOS, o DETALHAMENTO (de um dos quatro elementos) e a FINALIDADE.


2. É necessário que a sua solução respeite os direitos humanos, que não rompa com valores, como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.


3. Tente dar soluções a todos os problemas abordados na sua argumentação. Por isso, cuidado com a quantidade de problemas apresentados, de modo que não prejudique nem o desenvolvimento dos argumentos nem o detalhamento da solução. Além disso, cuidado para não solucionar problemas não apresentados.


4. Solucione as causas dos problemas apresentados. Evite solucionar somente as consequências para que a intervenção não seja meramente paliativa.


5. Aborde, em sua intervenção, agentes solucionadores de âmbitos diferentes, como o Governo, a Família, a Escola, a Mídia, a fim de demonstrar ao avaliador seu conhecimento diversificado sobre a temática.


6. Evite pedir a conscientização como AÇÃO. Em geral, a conscientização deve ser vista como FINALIDADE. Prefira termos, como educar ou informar como ações.


+ As dicas deste texto são do professor Daniel Victor, da Organização Educacional Farias Brito

 

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