PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL etalks2

Empreendedorismo feminino é tema de E-Talks Especial Elas

Em dois programas, especialistas debatem a saúde emocional da mulher na pandemia e a força impulsionadora da mulher no mercado de trabalho

08/03/2021 11:12:26

O empreendedorismo feminino é importante para a economia do País. Porém, vários fatores, como a jornada dupla e a desigualdade de gênero, são desafios para as mulheres. Nesta segunda-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, O POVO exibe dois debates sobre saúde emocional da mulher na pandemia e empreendedorismo feminino. Os programas do E-talks Especial Elas serão transmitidos nas redes sociais do O POVO Online, às 14h30min (Saúde) e às 18h30min (Finanças), e conduzidos pela jornalista Lêda Maria.

A ideia desta edição especial do E-Talks, de acordo com a jornalista Lêda Maria, é mostrar caminhos viáveis para as mulheres, uma vez que muitas perderam emprego ou têm negócios que passam por dificuldades. "Selecionei os dois temas pensando na realidade atual, porque pesquisas revelam o estado emocional da mulher e seu sofrimento em relação a seus negócios. Queremos chegar perto delas neste momento difícil, em que sua saúde mental e seus negócios estão abalados, independente da sua idade", explica.

Durante o E-Talks Especial Elas - Finanças, o Banco do Nordeste (BNB) apresentará a nova linha de investimentos destinada exclusivamente às mulheres: Crediamigo Delas. "Também teremos a presença da diretora do banco, Lúcia Barbosa, para mostrar as demais opções disponíveis, para que as mulheres sintam que algo pode acontecer. O resultado dessa iniciativa, temos certeza, será o melhor possível", diz Lêda.

Além de Lúcia e Lêda, participam das discussões do programa de finanças Rafael Albuquerque, gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae/CE, e Gislaine Sousa, empreendedora no ramo de nail design.

A força impulsionadora da mulher no mercado de trabalho

Com o tema "A força impulsionadora da mulher no mercado de trabalho", o E-talks Especial Elas - Finanças chama atenção para a relevância da mulher nos negócios. "Estudos já mostram a importância da mulher no mundo dos negócios, se tivéssemos mais mulheres na liderança das organizações, teríamos mais valor na riqueza que é gerada nos países. Lideranças femininas geram incremento em torno de 5 trilhões de dólares no PIB", aponta Rafael Albuquerque, articulador do Sebrae/CE na Unidade de Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Isso ocorre, segundo Rafael, porque a diversidade de gênero torna a gestão dos negócios mais eficiente e contribui para o desenvolvimento de novos produtos. No Ceará, temos cerca de 167 mil empreendedoras individuais, informa o articulador do Sebrae/CE. Elas, porém, foram as mais prejudicadas pela pandemia porque atuam predominantemente nos segmentos mais afetados: beleza, alimentação e varejo.

Daí a necessidade dessas empreendedoras se reinventarem e buscarem conhecimentos de gestão. “A empreendedora precisa ficar atenta ao mercado que está inserida, acompanhar quais são as pendências, fazer sempre um planejamento do mês para saber exatamente quanto vai produzir”, recomenda a gerente de Microfinanças do BNB, Lúcia Barbosa.

Crediamigo Delas

Os pré-requisitos para acessar a linha de crédito do BNB exclusiva para mulheres, Crediamigo Delas, são ter uma atividade produtiva e, no caso de ser uma nova cliente do Crediamigo, formar um grupo com pelo menos outras duas mulheres empreendedoras, que responderão de forma solidária pelo crédito. A documentação exigida é apenas identidade, CPF e comprovante de endereço; isso deve dar oportunidade de inclusão financeira para empreendedoras que normalmente estão à margem do sistema financeiro nacional, porque não possuem garantias reais para oferecer e obter um empréstimo.

“Ao dispensar a necessidade de garantias reais, o BNB promove o resgate da cidadania dessas empreendedoras, que têm a oportunidade de desenvolver todo o potencial de superação de desafios que já é inerente ao público feminino, de conciliação de vida pessoal e profissional”, aponta Lúcia Barbosa, gerente de Microfinanças do BNB.

De acordo com a gerente, as mulheres possuem uma intuição naturalmente poderosa que, se canalizada para o empreendedorismo, podem fazê-las voar. “Vemos no Crediamigo diariamente histórias inspiradoras de superação. De mulheres que abrem caminhos principalmente para seus filhos e entes queridos. Então, a principal dica é carregar essa garra demonstrada no dia a dia para o seu negócio. Adicione-se a isso um esforço de aprendizado diário de técnicas de gestão - boa parte delas transmitidas pelo agente de crédito do Crediamigo - e não há como não ter sucesso nos negócios”, completa.


SERVIÇO
E-talks - Especial Elas
Edição Finanças: “A Força impulsionadora da mulher no mercado de trabalho”

Quando: Segunda, 8 de março de 2021, às 18h
Onde: Facebook e YouTube do O POVO Online
Gratuito