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Páscoa: conheça três confeitarias cearenses e suas estratégias para a data

Empreendedores de pequenos negócios compartilham histórias e dicas para vender mais

Datas comemorativas são essenciais para o impulsionamento de diversos segmentos ecônomicos, com destaque para a gastronomia, um setor que nunca para. Por isso, marcos no calendário que celebram a união entre entes queridos, festividades religiosas e outras efemérides são o momento ideal para empreendedores do ramo alimentício soltarem a criatividade e investirem em produtos e serviços temáticos, inovando no cardápio e surpreendendo os clientes.

Com a Páscoa se aproximando, conheça a história de três pequenos negócios cearenses e suas estratégias para essa data tão especial:

Amora Doceria

A Amora Doceria nasceu no início da pandemia, quando as hoje sócias Amanda Thayana, 29, e Rayssia Maria, 25, assim como boa parte do mundo, estavam em isolamento social. "Com o tempo livre em casa, começamos a fazer bolos caseiros de forma despretensiosa, para consumo pessoal, e foi surgindo uma paixão por cada bolinho que saía do forno", conta Amanda.

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Com Amanda na cozinha, planejando cada montagem e sabor, e Rayssia na comunicação visual, construção de cardápio e logística, a marca cresceu e hoje vende principalmente bolos festivos, docinhos e brownies. Desde 2021, o casal também produz um menu especial na Páscoa, com novos sabores e produtos, como o ovo de brigadeiro de leite ninho com geleia de morango artesanal, um dos mais pedidos pelos clientes.

É nessa época que o faturamento quase dobra e, para isso, há muito planejamento. Para as empreendedoras, as principais dicas para conseguir boas vendas são: se antecipar, buscando as melhores referências e fornecedores; elaborar um cardápio otimizado e organizado; e buscar produzir algo único, trazendo novidades em termos de sabor e visual.

“A confeitaria é um mercado com ampla concorrência e o grande desafio é como se destacar. Datas como a Páscoa trazem a oportunidade de alcançarmos mais clientes. Normalmente construímos toda uma expectativa para o lançamento do cardápio, começamos a falar dele antes e preparamos uma ação de lançamento com preços especiais para os primeiros dias de venda”, explica.

“Nesse ano vamos apostar em refinar sabores que foram campeões de vendas e colocar um novo sabor no cardápio, o chocolate Raffaello”, completa Amanda. Outras novidades da marca são uma opção kids interativa e um ovo com casca cravejada.

Lu Angelim Confeitaria

Menu de Páscoa da Lu Angelim Confeitaria também conta com docinhos, cones e barras recheados
Menu de Páscoa da Lu Angelim Confeitaria também conta com docinhos, cones e barras recheados (Foto: Patrícia Mendes)

A reinvenção através da confeitaria também foi o caminho escolhido por Luciana Angelim, 40, ao criar a Lu Angelim Confeitaria Artesanal há pouco mais de três anos. Na época, Luciana e o esposo, Júnior, estavam desempregados, há mais de um ano fora do mercado formal, e viram no talento para cozinhar de Lu uma oportunidade de obter renda.

“Sempre gostei de cozinhar para a família e amigos - principalmente doces, como bolos e sobremesas -, e sempre tinha um feedback positivo. Então, algumas amigas me incentivaram a fazer bolos para vender. Comecei com bolos no pote e docinhos, em seguida iniciei os bolos naked, scrap cake e em chantininho”, conta a confeiteira.

Os bolos em chantininho viraram o carro-chefe da confeitaria, mas outros produtos fazem parte do menu, especialmente na Páscoa, quando há um cardápio exclusivo com ovos de colher, docinhos, cones e barras recheados e kits Mini Confeiteiro para as crianças.

Para o casal, o período é um dos mais lucrativos do ano e o aumento do faturamento já chegou a 300%. Por isso, Lu conta que vê o momento como oportunidade não só de lucro, mas também de consolidar o nome da confeitaria na Cidade.

“Trabalhar a campanha de Páscoa é uma excelente oportunidade de alcançar um público maior, de divulgar mais a minha marca. Pessoas que não conhecem o meu trabalho passam a conhecer ao serem presenteadas com algo produzido por mim, e muitas vezes se tornam clientes também”, comemora.

Segundo Lu Angelim, os pontos de destaque de sua estratégia para a data são conhecer bem o público-alvo, para identificar produtos e sabores que terão mais saída e então oferecer um menu com sabores já definidos e harmônicos; utilizar o Instagram para se comunicar com os clientes, por meio de enquetes e caixinhas de perguntas; e ser honesto sempre sobre o que se vende.

“Se no menu você oferece determinada marca de produto, utilize essa mesma marca na produção. Isso é ter respeito com seu público e uma garantia de satisfação de quem compra algo seu”, aconselha. Neste ano, além dos tradicionais ovos, a confeiteira oferece novamente o Coelho Smash, um chocolate recheado com M&M’s em formato de coelho que fez sucesso entre as crianças na última Páscoa.

Veganale

Quando a Veganale surgiu, em 2018, Alexia Saboia, 24, já trabalhava com confeitaria há algum tempo. Porém, ao aderir ao veganismo, ela percebeu que precisaria reformular sua forma de trabalhar com doces, pois muitos produtos que usava como confeiteira eram de origem animal.

“Me sentia muito mal dentro da minha confeitaria, pois eram produtos que iam totalmente contra o veganismo. Foi aí que comecei a estudar confeitaria vegana, testar receitas, comercializar e divulgar minha marca”, conta Saboia, que reside em Maracanaú e também é manicure e nail designer.

Hoje, ela divide seu tempo entre as duas paixões, atuando como confeiteira chefe na Veganale. Com o apoio das auxiliares de confeitaria Giovanna Cristina e Alessandra Saboia e do entregador Renan de Sousa, comercializa principalmente bolos e docinhos, além de fazer ovos de colher, ovos trufados, kits infantis e barras recheadas na Páscoa.

Desde o início, a data tem grande importância no calendário da marca. É nesse período que as vendas aumentam mais de 50% - número que acompanha o crescimento do mercado gastronômico vegano em geral, segundo Alexia. Apesar da crise e dos desafios para encontrar alguns insumos, como o chantilly vegano, os produtos da doceria têm alcançado um público amplo, que engloba veganos, intolerantes a lactose e alérgicos à proteína do leite de vaca, mas também outros perfis.

Além do diferencial próprio dos insumos veganos, Alexia conta que uma das estratégias que têm funcionado para alavancar as datas comemorativas é a divulgação de produtos no Instagram por meio de parcerias com influencers, além de investir em uma cartela variada de sabores e produtos. Também é importante oferecer delivery, “pois muitos clientes se queixam de confeitarias e estabelecimentos que não realizam, o que acaba dificultando para eles”.

Entre os destaques do menu 2023, estão novos sabores, kits infantis e o kit menu degustação, que conta com mini ovos de sabores diferentes para uma experiência gastronômica completa. Ovos de colher no formato tradicional e em formato de coração também estão disponíveis.

SERVIÇO

Amora Doceria

Instagram: @amora__doceria

WhatsApp: (85) 99959 8564

Lu Angelim Confeitaria

Instagram: @luangelim.confeitariaartesanal

WhatsApp: (85) 99940 6883

Veganale

Instagram: @vegan.ale

WhatsApp: (85) 99287 5918

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Páscoa empreendedorismo vendas doces confeitarias ovos de páscoa

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