Sabores de Paracuru: onde comer e se encantar com a gastronomia local
Cozinha paracuruense é reflexo da construção cultural do município, entrelaçada com sua história e características geográficas. Neste roteiro gastronômico, fique por dentro das dicas para saborear o melhor da culinária do município
Paracuru tem gosto de quê? Quem chega, logo percebe: tem gosto de mar. Tem também cheiro de peixe na brasa, vapor de camarão na moranga e o som das marisqueiras limpando moluscos com dedos que carregam gerações. Tem cor de telha quente, onde o peixe estala, além de histórias contadas com os temperos que vieram do mangue, do porto, da alma.
É nesse cenário encantador, repleto de belezas naturais, que o sabor característico da cozinha local foi sendo construído. Os ingredientes são História e um mar de misturas outras. Não poderia ser diferente: a gastronomia de Paracuru é um reflexo vivo da sua construção cultural.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Herdeira das tradições indígenas, afrodescendentes e litorâneas, a cozinha paracuruense nasceu com os pescadores e marisqueiras e evoluiu com a chegada de chefs de outros cantos do Brasil e do mundo.
“A gastronomia local sofreu e sofre muita interferência da gastronomia mundial. Tivemos e temos chefes franceses, paulistas, mineiros, e isso de certa forma influenciou a construção culinária”, afirma Alex Santiago, secretário de Cultura e Economia Criativa de Paracuru.
Hoje, a gastronomia paracuruense é uma mistura que respeita as raízes e, ao mesmo tempo, ousa. É possível, por exemplo, provar desde uma autêntica mariscada feita com frutos do Rio Curu, até massas refinadas e pratos contemporâneos com frutos do mar frescos, representando a alta gastronomia.
“A gastronomia de Paracuru alimenta todos os paladares, daqueles mais condicionados aos paladares dos que apreciam buscar e conhecer sabores de pratos inovadores. Do regional à cozinha internacional”, analisa a consultora e professora de gastronomia Patricia Uchôa, que atua em cozinha food service, restaurantes e buffets.
Na visão da consultora, esse mix cultural é, “sem dúvidas”, uma “ampla oportunidade” para o município. “Quando a gente pensa em se hospedar bem, a gente pensa também na gastronomia, o quanto ela soma, o quanto ela enriquece o município. Eu tenho isso como uma grande oportunidade, somando os conhecimentos (hoteleiro e gastronômico), e isso faz de Paracuru um local de sucesso, até uma referência na região, falando de gastronomia”, pontua.
De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, a ideia é justamente fortalecer esse eixo. “Olhando para o passado e pensando na construção de um futuro bem próximo, estamos, enquanto Secretaria de Cultura e Economia Criativa, fortalecendo as bases para ter Paracuru como um destino também gastronômico no Estado”, adianta o titular da pasta, Alex Santiago.
Leia mais: Paracuru: paraíso do litoral cearense é referência em esportes aquáticos e tradições culturais
Tradição & contemporaneidade
Quem viaja a Paracuru encontra pratos como a basquetada, comida de pescador feita na hora da despesca, à beira-mar; o peixe frito na telha; a mariscada e o camarão ao alho e óleo. Há ainda as tapiocas recheadas servidas nas barracas de praia, que complementam a experiência com simplicidade e sabor.
Exemplo de opção da gastronomia regional é encontrada na Barraca Mais que Rapaz, na região da Pedra Rachada. Com sabores especiais em pratos simples e tradicionais, o destaque vai para as bolinhas de peixe do estabelecimento, consideradas como pataniscas de peixe.
Entre os estabelecimentos, destacamos o polvo ao vinagrete e o peixe à delícia do Rei do Escargot, clássicos que há anos atraem moradores e turistas. Na Cantina Soldat, massas artesanais conquistam os visitantes, enquanto o risoto de limão siciliano com salmão e o risoto de arroz negro com polvo alegram quem conhece o Vento Restô. O restaurante anexo ao Hotel VentoBrasil possui influência da gastronomia italiana e traz inovação e sofisticação nos sabores.
Já o restaurante temático Temperos apresenta releituras modernas como o camarão na moranga. Sua gastronomia é uma mistura de cores e estilo tropical, com destaque para o Nordeste. Entre os pratos notáveis estão também a salada de polvo. Para a sobremesa, a torta de banoffee é uma estrela característica do local. À noite, os drinks com sabores que remetem a países latinos são os protagonistas.
História de quem fica
O francês Michel Jean Alain Gerard chegou em Paracuru há 40 anos, atraído pela tranquilidade da cidade e o contato próximo com a natureza. Quatro anos após firmar residência no município, montou o Rei do Escargot, hoje um dos mais tradicionais e conhecidos restaurantes da cidade.
"O restaurante vai fazer 37 anos. Com o passar dos anos, a gente aprende cada vez mais a cozinhar melhor, a procurar melhores ingredientes", relata. Referência em Paracuru, o prato mais conhecido da casa é o escargot, o qual é especialista. Além disso, o ambiente também serve peixada, peixe à delícia e pastas.
Quanto à ambientação, o Rei do Escargot é construído na ponta do mar, oferecendo uma vista espetacular. O nome escargot faz jus à marca, mas não a limita: o restaurante possui uma peixada sem igual e é especialista em frutos do mar. O prato para uma família serve até quatro pessoas.
Culinária e economia criativa
Por sua rica construção cultural, refletida na identidade gastronômica local, o município tem, nos últimos anos, investido em ações de valorização das marisqueiras. Um exemplo disso é a criação de um projeto de lei municipal que reconhece oficialmente a importância dessas mulheres e busca fortalecer o coletivo por meio da formação de uma associação. A iniciativa visa garantir visibilidade aos saberes tradicionais e promover o acesso a políticas públicas de incentivo.
Assista ao documentário “Onde vento balançar as Marisqueiras vão estar Guerreiras das Águas de Paracuru Ceará”
A gastronomia também se conecta com outras expressões da economia criativa da cidade. Iniciativas como a feira Paracuru Feito à Mão, o projeto Pôr do Som com música instrumental ao entardecer, e eventos como a Bienal Internacional de Dança e o Festival Internacional de Circo do Ceará ajudam a integrar arte, cultura e culinária em um só território sensorial.
Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa de Paracuru, Alex Santiago, a cidade está se preparando para dar um salto nessa área, com a criação de um festival gastronômico previsto para acontecer ainda este ano. A proposta é unir fomento, formação e programação para fortalecer Paracuru como um destino de turismo gastronômico sustentável no Ceará.
Para conhecer
Rei do Escargot
Endereço: Rua Saturninho de Carvalho, 2, Centro (em frente ao mar)
Funcionamento: diário, das 11h às 22h
WhatsApp para pedidos: (85) 98890-3798
Instagram: @oreidoescargot
Cantina Soldati
Funcionamento: domingo, quarta e quinta - das 19h às 23h | sexta e sábado - das 19h às 00h | segunda e terça - fechado
Instagram: @cantinasoldati
Temperos
Endereço: Rua Domingos Paulino, 1010, Lagoa
WhatsApp para pedidos: (85) 98763-5068
Instagram: @temperosresto
Vento Restô
Endereço: Rua Ormezinda Sampaio, 240 - Centro
WhatsApp para pedidos: (85) 98856-5670
Instagram: @ventorestooficial
Canoah
Endereço: Rua Coronel Meireles, 98, Centro
Funcionamento: quarta a sexta - das 12h às 14h e das 18h30 às 22h | sábado e domingo - das 12h às 15h30 e das 18h30 às 22h30 | segunda e terça - fechado
WhatsApp para pedidos: (85) 98997-9944
Instagram: @canoahrestaurante
Restaurante Na Lagoa
Endereço: Rua Domingos Paulino, 31, Lagoa
Funcionamento: todos os dias - das 12h às 16h e das 18h às 22h
WhatsApp para pedidos: (85) 98530-5426
Instagram: @nalagoa.restaurante
O que é o Destino Ceará?
O projeto “Destino Ceará: Descobrindo as Belezas do Estado” é realizado pelo O POVO e celebra o Ceará como um dos principais destinos turísticos do Pais. Com conteúdos veiculados no portal online, no jornal impresso, na rádio e nas redes sociais, o projeto leva ao público a história das cidades, o cotidiano das comunidades e os personagens reais que dão vida a cada lugar.
Nesta segunda edição, O POVO te convida a explorar as belezas e a cultura de quatro localidades cearenses encantadoras: Paracuru, Serra de Ibiapaba, Icapuí e Quixadá. Vamos embarcar nessa viagem?
Nos acompanhe nas redes sociais: @opovoonline