Carnaval: Quem quer aproveitar a folia não pode descuidar da água

Para evitar a ressaca e garantir energia para a festa, beber água é fundamental

00:00 | Fev. 22, 2019

Para curtir o Carnaval, é preciso se hidratar bem (foto: Getty Images)>

Depois de esperar um ano inteiro, chega a hora do encontro com o Carnaval. E para quem faz parte da multidão que vai de bloco em bloco, um cuidado primordial é hidratar o organismo. Não só para evitar que ele fique mais suscetível a doenças, ressaca e mal-estar, mas também para garantir energia adequada para aproveitar a folia. Afinal, a água é fundamental para o equilíbrio do metabolismo.

Nesta época, vários fatores contribuem para uma maior perda de líquido (que carrega micronutrientes) do corpo, como o suor de horas pulando sob o sol e o maior consumo de álcool, que pelo efeito diurético pode aumentar a frequência da urina e a consequente desidratação. Nessa situação, a ingestão de água, especialmente a mineral, cuida de minimizar os prejuízos ao organismo, ajudando também na reposição de eletrólitos (minerais como magnésio, potássio, cálcio e sódio).

“Sobre a hidratação, essencial para o funcionamento do organismo e controle da temperatura corporal, a recomendação é o consumo, em média, de dois litros por dia para indivíduos saudáveis. Essa medida pode variar de acordo com alguns fatores, como idade, peso, presença de doença, clima... O importante é nunca esperar ter a sensação de sede, pois esse já pode ser um sinal de desidratação”, alerta a nutricionista Joana Dayse Portela.

Outro cuidado é com a potabilidade da água e a devida higiene dos alimentos para evitar infecções, algo que pode agravar a condição de saúde de quem já vem no ritmo exigente do Carnaval.

E se a ressaca ameaçar bater, além da água, outros líquidos naturais também ajudam a combater o mal-estar. “Para variar a hidratação e evitar a ressaca é possível beber água de coco, chás naturais gelados e sucos naturais, sem adição de açúcar. Evite consumir refrigerantes, refrescos em pó ou até mesmo de caixinha, que contêm muitos conservantes, aditivos químicos e nenhum nutriente aproveitável ao organismo”, aconselha a nutricionista.

 

SERVIÇO

Leia mais sobre água mineral >

> Diariamente, o público se depara com a cena de vendedores de água nos sinais da nossa cidade. No Ceará, existem mais de 200 marcas de água disponíveis para consumo, entre potáveis de mesa, adicionada de sais e minerais. Mas será tudo igual?

> Saber a diferença entre as águas disponíveis no mercado é o primeiro passo para ter consciência dos benefícios que terá para a saúde

> A água é fundamental para o bom funcionamento do corpo. A mineral tem como vantagens o alto potencial para a nutrição do organismo e os efeitos terapêuticos.

> Ceará está entre os oito estados do Brasil com maior produção de água mineral natural. São 19 empresas regularizadas junto à vigilância sanitária.

> Reposição hídrica é fator-chave para que o corpo responda adequadamente aos estímulos da atividade física e tenha a recuperação garantida.

> A água mineral natural que chega ao consumidor deve ter rigorosamente o mesmo perfil encontrado na fonte.

> Água faz bem ao corpo. A água mineral natural tem propriedades medicamentosas.

> Papel do Poder Público é de regrar os tipos de água e fiscalizar o cumprimento dos padrões. Fiscalização dá mais segurança ao consumidor.

> Nada substitui a água no corpo humano. Alguns outros líquidos têm seus benefícios, mas nenhum dá conta da demanda do organismo que só a água pode suprir

> Atenção com armazenamento, higienização e manutenção de garrafão e bebedouro são fundamentais para não alterar características e propriedades da água

> Conheça os diferentes tipos de água de beber