PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL Abinam

Benefícios do consumo da água mineral para a saúde

A água é fundamental para o bom funcionamento do corpo. A mineral tem como vantagens o alto potencial para a nutrição do organismo e os efeitos terapêuticos

23/01/2019 08:00:00
NULL
NULL

[FOTO1]

Todo mundo fala sobre a importância de beber água, mas é preciso entender os múltiplos benefícios de consumir da forma ideal: qualidade, quantidade, intervalo… É isso que potencializa os efeitos benéficos deste líquido essencial para a vida humana, presente numa proporção de 50% a 70% da composição corporal.

A água chega ao corpo como bálsamo, porque tem função primordial no funcionamento de todos os órgãos; mais que isso, é o principal componente de todas as células do organismo. Ou seja, é ferramenta essencial de renovação.

Fazendo seu percurso pelo corpo humano, carrega nutrientes e oxigênio. Depois de ingerida, a água mineral segue pelo aparelho digestório, passando por esôfago e estômago até chegar ao intestino delgado. Neste segmento, os minerais contidos na água mineral entram em contato com a mucosa intestinal (parede interna do intestino) e, através de mecanismos reguladores, são absorvidos, inseridos na corrente sanguínea e direcionados a diversos sistemas do organismo.

[SAIBAMAIS]

Posteriormente, parte dessa água é aproveitada pelo próprio corpo e parte segue rumo ao sistema renal, onde será filtrada e os componentes metabólicos não aproveitáveis serão eliminada na forma de urina. “A água faz o transporte de nutrientes, termorregulação (equilíbrio da temperatura do corpo), transporte hormonal, de oxigênio, também participa do processo de excreção de substâncias tóxicas, compõe suco digestivo, saliva e ainda protege algumas estruturas do corpo. Por isso, irá influenciar em todas as faixas etárias”, explica a nutricionista clínica e esportiva Ticyana Falcão.

Por isso, uma água rica em nutrientes como é a mineral tem um potencial maior de distribuir benefícios ao corpo, assumindo papel terapêutico. Ela é captada diretamente da natureza, trazendo naturalmente sais minerais como magnésio, cálcio e flúor, e não passa por tratamento químico - o que a difere basicamente da adicionada de sais, que pode ser retirada de qualquer fonte e passa por intervenções na sua formação.

Marcos Untura Filho, doutor em Hidrologia Médica, explica que os efeitos de beber essas águas medicinais (água mineral) podem aparecer de maneira rápida, como no caso das com propriedades laxantes, ou de maneira mais lenta, como as ferruginosas, “deixando evidente que os efeitos terapêuticos podem ser precedidos de um período de latência, variável de água para água”.

E quando se trata de hidratar o corpo com eficiência, Ticyana Falcão indica atenção para o consumo prioritário da água mineral, devido ao fato de outros tipos de líquidos, como águas aromatizadas e chás carregarem, em alguns casos, glicose e fitatos, que podem atrapalhar a absorção de nutrientes. “O ideal é adaptar desde bebê a ter uma boa ingestão de água. Deve-se ter uma atenção especial aos idosos, esses perdem a capacidade de termorregulação, por isso não têm a sensação de sede e consequentemente estão mais propícios ao quadro de desidratação”.

O médico Marcos Untura Filho ressalta o que muita gente já sabe, mas ainda se descuida: ter sempre em mente a meta preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) da ingestão diária de cerca de dois litros de água por dia - 35 ml por kg de peso. Ele diz que a questão do pH da água “não é motivo de preocupação quando se consome águas com pH alcalino ou ácido. O próprio organismo se encarregará de adequar esse pH às suas necessidades metabólicas”.

Águas minerais são águas medicinais

A reposição de determinados nutrientes pela água mineral varia conforme a composição, que é indicada no rótulo do produto.

- Segundo a nutricionista Ticyana Falcão, a água ferruginosa (rica em ferro) é indicada, por exemplo, para anemia, parasitoses e alergias.

- A bicarbonatada estimula as funções gástrica, hepática e pancreática. A sulfurosa (com derivados de enxofre) é indicada para casos de reumatismo, doenças de pele e inflamações em geral.

- As que são ricas em cálcio ajudam a fortalecer os ossos e na contração muscular. - As de grande concentração de magnésio também favorecem a contração muscular.

- As que contêm potássio tonificam o sistema nervoso. As que contêm sódio facilitam o equilíbrio de água no organismo.

O PAPEL DA ÁGUA NO CORPO HUMANO

> Transporte de nutrientes

> Transporte de hormônios

> Transporte de oxigênio

> Regulação da temperatura corporal

> Excreção de substâncias tóxicas

> Composição do plasma sanguíneo

> Composição de suco digestivo e saliva

> Proteção de algumas estruturas do corpo, como as articulações, que evitam atrito entre os ossos

FONTE: Ticyana Falcão Pires. CRN 11370/P

TAGS