Ceará tem a terceira menor taxa de abstenção do Brasil no 2º dia de Enem

Percentual de ausentes no Estado (28,10%) teve pouca variação em relação ao primeiro dia de prova, cujo índice foi de 25,1%

Milhares de cearenses deram um passo a mais em busca do sonho de entrar na universidade neste domingo, 12, quando foi aplicada a segunda parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conforme Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 28.10% dos inscritos não foram realizar a prova no Estado, que torna a registrar a terceira menor taxa de abstenção do Brasil.

Segundo órgão, obtiveram os menores índices de faltantes: Rio Grande do Norte (27.79%), Sergipe (27.93%) e Ceará (28.10%). Percentual de ausentes no Estado teve pouca variação em relação ao primeiro dia de prova, cujo índice foi de 25,1%, abaixo das mesmas Unidades Federativas à época. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

CONFIRA gabarito extraoficial do segundo dia de Enem 2023

Ao todo, 241.978 pessoas estavam inscritas para fazer a prova no Estado, o que representa 6,2% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil. Foram 718 locais disponíveis para o exame.

Em live realizada logo após o encerramento do certame, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que nos últimos anos a curva do número de inscritos no Enem tem sido descendente, mas afirmou que o Ministério conseguiu reverter situação nesta última edição do exame.

"A grande preocupação nossa é como garantir que os alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio façam o Enem. Os concludentes para nós são a maior prioridade (...) Então, isso é um trabalho que a gente vai precisar fazer, encontrar mecanismos que possam estimular a inscrição desses jovens", frisou ainda.

Durante transmissão, o gestor também falou que houve a circulação de imagens de uma prova por volta das 17 horas, uma hora antes do horário permitido para sair da sala levando o exame. Na ocasião, ele contou que foi acionada a Policia Federal, destacando: "Não houve nenhum prejuízo (...) Não houve nenhuma confirmação do vazamento antes do inicio da prova".

Além desse caso, a Policia já identificou oito pessoas que divulgaram imagens dos Cadernos de Questões depois do início das provas no primeiro domingo do exame. O Ceará foi alvo de buscas na última semana, assim como o Rio Grande do Sul (RS). Foram feitas oitivas com as pessoas que cometeram irregularidades nas cidades de Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF). 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

enem abstencao ceara Brasil educacao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar