Enem: 2º dia tem taxa de abstenção de 32% e 2.2 mil eliminações

Índice foi divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em live realizada logo após o encerramento do certame

Milhares de pessoas deram um passo a mais em busca do sonho de entrar na universidade neste domingo, 12, quando foi aplicada a segunda parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Contudo, 32% dos inscritos não realizaram a prova, segundo Ministério da Educação (MEC). 

Índice foi divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em live realizada logo após o encerramento do certame. Conforme mandatário, 68% dos mais de 3,9 milhões de inscritos realizaram o exame hoje. Dado é preliminar e números oficiais devem ser divulgados no início do próximo ano.  

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Percentual de presentes e ausentes teve pouca variação em relação ao primeiro dia de prova, que registrou 71,9% e 28,1%, respectivamente. Durante transmissão, o títular do MEC considerou índices "normais" e destacou que nos últimos anos a curva do número de inscritos no Enem tem sido descendente", afirmando que ministério conseguiu reverter situação nesta última edição do certame. 

"A grande preocupação nossa é como garantir que os alunos matriculados no terceiro ano do Ensino Médio façam o Enem. Os concludentes para nós são a maior prioridade (...) Então isso é um trabalho que a gente vai precisar fazer, encontrar mecanismos que possam estimular a inscrição desses jovens", frisou ainda. 

Enem 2023: Mais de dois mil estudantes foram eliminados 

Durante transmissão, foram divulgados ainda dados como o número de participantes que foram eliminados na prova de hoje: 2.217, por razões como porte de aparelhos eletrônicos, ausentar-se antes do horário permitido (15h30), utilizar impressos e não atender orientações dos fiscais.

Além disso, 859 estudantes foram afetados por problemas logísticos, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas com abastecimento de água.

CONFIRA gabarito extraoficial do segundo dia de Enem 2023

O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 13 a 17 de novembro. Quem faltou o exame por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, e aqueles que foram alocados em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro, como prevê o edital.

Gabaritos oficiais serão divulgados nesta terça feira, às 19 horas, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

enem enem 2023 enem abstenção enem eliminados prova enem camilo santana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar