Anut: Com indefinição do frete, empresas estão atrasando embarques
Ele explicou que os produtores do agronegócio não contratam diretamente os caminhoneiros, e sim empresas transportadoras. Que, por sua vez, recrutam caminhoneiros autônomos quando seus quadros são insuficientes para prestar o serviço.
"Se eu contrato essa empresa, tem de ser pelo frete mínimo? E se eu contrato pelo mínimo, como ela vai subcontratar o caminhoneiro pelo mesmo preço?", questionou o dirigente. Assim, na dúvida, as transportadoras não estão utilizando caminhoneiros autônomos.
Enquanto aguardam uma definição, o agronegócio vai estocando sua produção. "Não dá para fazer isso por muito tempo", disse Baldez. Isso porque a capacidade dos armazéns vai se esgotar. Além disso, o custo de estocagem pode colocar as empresas produtoras em problema de fluxo de caixa, observou.
O represamento da carga, disse ele, não decorre da vontade dos embarcadores. "Não é para retaliar os caminhoneiros", afirmou. "É pela indefinição da tabela."
Agência Estado