PUBLICIDADE
Notícias

Weidmann, do Bundesbank, diz que decisões do BCE devem ser baseadas na inflação

19:12 | 05/12/2016
O presidente do Banco Central da Alemanha (Bundesbank), Jens Weidmann, alertou hoje que os bancos centrais não devem usar "políticas de dinheiro fácil" para combater crises de dívida ou um aumento do populismo, sinalizando que ele irá resistir a qualquer mudança do Banco Central Europeu (BCE) em resposta à vitória do "não" no referendo de reforma constitucional da Itália.

Falando em Munique, Weidmann, que é membro do conselho de dirigentes do BCE, afirmou que o resultado do referendo italiano pode atrasar as reformas econômicas no país, mas "certamente não é o fim do mundo".

O BCE tem uma reunião na quinta-feira, na qual os políticos irão decidir sobre o futuro do programa de compra de bônus de 1,7 trilhões de euros, com vencimento em março. A economia da zona do euro ainda demonstra sinais de fraqueza e a maioria dos economistas espera que o BCE amplie o programa para seis meses depois de março.

Segundo Weidmann, a decisão deve se basear exclusivamente nas perspectivas para a inflação, ignorando considerações políticas, como aliviar a pressão sobre os governos. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS