PUBLICIDADE
Notícias

PIB da Índia avança 7,3% no trimestre até setembro, na comparação anual

09:30 | 30/11/2016
O Produto Interno Bruto (PIB) da Índia cresceu 7,3% no trimestre até 30 de setembro, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira. O dado representa uma aceleração ante o avanço de 7,1% do trimestre anterior, porém ficou abaixo da previsão de alta de 7,5% dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal.

O crescimento indiano tem se mostrado consistentemente superior a 7% nos últimos trimestres, mas a decisão do governo de retirar e substituir cerca de 86% das cédulas de dinheiro em circulação deixou pessoas e pequenos negócios com pouco dinheiro para gastar, o que significou um freio na economia. Muitos economistas advertem que a repentina retirada de notas de dinheiro de valor mais alto pode cortar até 1,5 ponto porcentual do crescimento econômico neste ano, caso a introdução das novas notas demore muito.

Os resultados do trimestre até setembro foram impulsionados por resultados fortes na agropecuária e no setor de construção. A produção agropecuária teve avanço anual de 3,3%, mais forte que a expansão de 1,8% registrada nos três meses anteriores, graças aos níveis normais de chuva na temporada entre junho e setembro pela primeira vez em três anos.

A produção industrial manteve-se em patamar saudável, em alta de 7,1% no trimestre até 30 de setembro, quando no trimestre até junho o avanço havia sido de 9,1%. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS