Fortaleza lança parceria para inserir jovens no mercado de trabalho

Programa Adolescente Cidadão busca ampliar oportunidades para adolescentes em situação de vulnerabilidade social

10:40 | Set. 23, 2025

Por: Mariah Salvatore
Adolescentes e jovens terão acesso a capacitação, orientação cidadã e encaminhamento a vagas por meio do Programa Adolescente Cidadão (foto: Samuel Setubal)

Adolescentes e jovens de 14 a 22 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social terão a chance de ingressar no mercado de trabalho por meio de uma nova parceria firmada na segunda-feira, 22 de setembro, em Fortaleza.

A iniciativa integra o Programa Adolescente Cidadão, da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci).

O programa vai oferecer aos participantes capacitações em parceria com instituições qualificadoras, informações sobre empregabilidade e acesso a processos de seleção.

O termo de cooperação foi assinado em solenidade que contou com a presença de órgãos públicos e instituições sociais.

O objetivo é ampliar o acesso de jovens ao primeiro emprego, oferecendo capacitações, orientação sobre direitos e deveres e encaminhamento a vagas junto a entidades parceiras.

Conforme a presidente da Funci, Germana Mesquita, a ação busca valorizar o protagonismo juvenil.

“A iniciativa tem como foco o protagonismo juvenil, abordando os direitos e deveres enquanto cidadãos em processo de formação para a cidadania, e o conhecimento coletivo, tendo em vista sua autonomia, a construção do projeto de vida e de sua identidade”, afirmou.

Entre os parceiros que aderiram à proposta estão a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), a Secretaria de Proteção Social (SPS), além de organizações como o Instituto Brasileiro Pró Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet), Instituto Maria da Hora, Sociedade de Apoio e Defesa da Vida (Soavida) e o Instituto de Assistência e Proteção Social (Iaps).

Como participar

Os interessados devem ter entre 14 e 22 anos e apresentar RG, CPF e comprovante de residência com CEP.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail adolescentecidadao@funci.fortaleza.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 2018.2327.

Jovens Empreendedores: empreendedorismo como prevenção à violência

Mais notícias de Economia