Tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor no dia 6 de agosto

Tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor no dia 6 de agosto

Medida traz uma lista de isenções, deixando de fora das tarifas itens como suco de laranja, móveis e combustíveis

O tarifaço de 50% imposto por Donald Trump sobre produtos brasileiros vendidos aos Estados Unidos (EUA) deve começar a valer no dia 6 de agosto próximo. Oficializada nesta quarta-feira, 30 de julho, a medida traz uma lista de isenções, deixando de fora das tarifas itens como suco de laranja e combustíveis. 

Leia mais: Até 9 mil empregos estão em risco no Ceará com tarifaço de Trump

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Inicialmente a expectativa é de que taxações entrassem em vigor na sexta-feira, 1º de agosto. No entanto, foi anunciado hoje que a vigência deve passar a ocorrer em sete dias após a assinatura do decreto.

Percentual de 40% estabelecido, mais os 10% a mais do que havia sido anunciado pelo país norte-americano em abril recente, é a maior alíquota já aplicada a uma nação estrangeira. 

No documento, a Casa Branca frisa que adotou medida como uma "forma de lidar com práticas, políticas públicas e ações do governo do Brasil", alegando emergência nacional.

O presidente norte-americano anexou junto a medida uma lista de 694 produtos que serão isentos da taxa, incluindo, entre outros: castanhas brasileiras, frescas ou secas; polpa de laranja; suco de laranja congelado; suco de laranja frescos e os aviões da Embraer.

No entanto, a medida deve ser adotada sobre produtos como café e carnes, afetando significativamente esses setores.  

Com Agência Estado

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar