Com recursos, Elmano prevê início de novo trecho da Transnordestina em até 90 dias
Conforme o chefe do Executivo, estes são os lotes finais contemplados pelo Ceará, o restante está em andamento
16:33 | Jul. 15, 2025
Com a liberação de novos recursos para a Transnordestina, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), prevê a liberação para o início das obras dos últimos dois trechos da ferrovia em até 90 dias. A informação foi dada em entrevista exclusiva ao O POVO nesta terça, 15.
"Nós estamos liberando agora mais recursos. E imagino que agora, talvez em 60 ou 90 dias, os últimos dois trechos serão mobilizados para começar a construir também. Seria o Baturité-Guaiúba e Guaiúba-Caucaia."
Conforme o chefe do Executivo, estes são os lotes finais contemplados pelo Ceará, o restante está em andamento. Além disso, segundo a empresa responsável, a Transnordestina Logística S.A. (TLSA), a expectativa é chegar a 8 mil postos de trabalho, com toda a operação.
Leia mais
No dia 11 de julho, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) autorizou a liberação de mais R$ 600 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para a ferrovia.
Operado com exclusividade pelo órgão, o FDNE é o principal instrumento de fomento da obra. Com o novo aporte, o volume total de recursos destinados à ferrovia atinge R$ 4,8 bilhões.
A Transnordestina, inclusive, teve ordem de serviço assinada em junho deste ano para mais um trecho de 46 quilômetros, passando pelos municípios de Quixadá (10,5 km), Itapiúna (21 km), Capistrano (12 km) e Baturité (2,5 km). A extensão total é de 1.207 quilômetros.
Avanço das obras atrai portos secos
Nesse sentido, o avanço das obras está motivando municípios e empresas a desenvolverem projetos de futuros portos secos.
Conforme informado ao O POVO pelo presidente da TLSA, Tufi Daher Filho, durante a assinatura em junho, seis dessas iniciativas estão localizadas em municípios cearenses, enquanto as outras quatro estão metade no Piauí e metade em Pernambuco.
Na prática, sem a operação de importação e exportação atrelada a esses empreendimentos após a autorização da Receita Federal, os projetos são designados formalmente de terminais intermodais.
Os espaços logísticos abrigam centros de distribuição que fazem os transbordos das cargas entre os vagões dos trilhos e os caminhões. O mais avançado no Estado é o de Quixeramobim, a 212,5 km de Fortaleza.
Conduzido pela Value Global e com forte apoio da prefeitura do município, o empreendimento já possui obras em andamento e empresas em instalação. Também já possui a pedra fundamental, que marcou o lançamento.
Lula diz que vai concluir a Ferrovia Transnordestina até o fim do seu mandato | O POVO NEWS