Inscrições para vestibular do ITA 2026 são prorrogadas

O vestibular 2026 do ITA oferece 180 vagas em engenharia e terá provas em três etapas, com aplicação em 25 cidades de todas as regiões do país

18:02 | Jul. 13, 2025

Por: Caynã Marques
Provas para o ITA também serão aplicadas em Fortaleza (foto: FERNANDA BARROS)

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) prorrogou o prazo de inscrições para o vestibular 2026. Reconhecido como um dos processos seletivos mais concorridos e exigentes do País, o vestibular da instituição terá agora um período adicional para que os interessados possam garantir sua participação.

Os candidatos poderão se inscrever até o dia 20 de julho, exclusivamente por meio do site oficial.

Concurso ITA 2026: edital para seleção é publicado e inclui Fortaleza; VEJA

A prorrogação estende o prazo inicialmente previsto, que se encerraria neste domingo, 13 de julho. A taxa de inscrição continua no valor de R$ 195, e o pagamento pode ser feito até o novo prazo final.

Os candidatos que solicitaram isenção tiveram até o dia 3 de junho para enviar a documentação comprobatória, e o resultado já foi divulgado no site da instituição.

ITA é uma das instituições mais prestigiadas do País

Com sede em São José dos Campos (SP), o ITA terá, a partir desta edição da seleção, vagas para o campus avançado de Fortaleza (CE), localizado na Base Aérea de Fortaleza. A instituição é vinculada ao Comando da Aeronáutica, sendo referência nacional em cursos de engenharia.

A instituição oferece vagas em seis especialidades da área, tanto para civis quanto para aqueles que desejam seguir carreira militar. O processo seletivo é dividido em duas modalidades: a tradicional e a voltada à carreira militar.

Vestibular do ITA: veja etapas da seleção

O vestibular 2026 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) oferece 180 vagas para candidatos interessados tanto na carreira civil quanto na militar. Os cursos disponíveis são nas áreas de Engenharia Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Sistemas e Energia.

Todos os cursos têm duração de cinco anos e estão entre os mais exigentes e prestigiados do País.

Cronograma da seleção

O processo seletivo será dividido em três etapas:

  • Primeira fase: será aplicada no dia 5 de outubro e contará com questões objetivas de matemática, física, química e inglês.
  • Segunda fase: ocorre entre os dias 28 e 31 de outubro, com provas discursivas de português, redação, matemática, física e química.
  • Terceira fase: é a inspeção de saúde, obrigatória para todos os candidatos aprovados nas fases anteriores, independentemente da modalidade escolhida.

Aplicação nacional

As provas do vestibular serão realizadas em 25 cidades distribuídas por todas as regiões do Brasil, incluindo Fortaleza, facilitando o acesso de candidatos de diferentes estados.