Correios: Atraso afeta entregas e deixa consumidores sem rastreio de produtos
Paralisação dos envios terrestres dos Correios, iniciada no dia 30 de abril, gerou acúmulo de mercadorias e atrasos em todo o País; rastreamentos permanecem sem atualização
Uma paralisação nos envios terrestres dos Correios, iniciada no dia 30 de abril, resultou em atrasos na entrega de mercadorias em diferentes regiões do País.
Segundo O POVO apurou diretamente com o atendimento em duas agências, os funcionários indicam que o problema logístico afetou especialmente o transporte de encomendas pelas rodovias, gerando impacto direto nos prazos previstos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além dos atrasos, usuários também se queixam da falta de informações no sistema de rastreamento. Em um dos casos reportados ao O POVO, uma mercadoria foi adquirida no dia 28 de abril e tinha previsão de chegar no dia 8 de maio.
Porém, até esta quinta-feira, 15 de maio, a plataforma dos Correios permanece sem atualizações. A última se deu no dia 6. Sem retorno, o consumidor, que não quis se identificar, foi informado presencialmente que o sistema deve ser atualizado ao longo desta semana, sem detalhes em relação à localização do pacote.
Ou seja, nem mesmo os funcionários da estatal têm informações sobre a mercadoria.
Na área de rastreamento do site, apenas há o recado “Para obter mais informações sobre o objeto, clique aqui e registre uma manifestação”. Isso significa que o cliente pode abrir uma reclamação e pedir até mesmo ressarcimento.
Diante do exposto, o leitor informou que a empresa responsável pela mercadoria afetada pelo atraso entrou em contato, explicando que está tentando obter um posicionamento da gerência nacional dos Correios.
Ainda segundo o relato, os funcionários comunicaram que a situação poderia ser resolvida até o dia 15 (esta quinta-feira).
Na mensagem, a empresa afetada pelos Correios frisou que caso não houvesse retorno até esta data, o pedido, que estava na modalidade PAC, seria reenviado por Sedex.
Este tipo de entrega é uma sigla para Prático, Acessível e Confiável e consiste no envio de encomendas com preços mais baixos e prazos de entrega maiores. É uma opção para quem não requer urgência.
A vendedora do produto também teria estipulado um novo prazo estimado de entrega, até o dia 20 de maio, e disponibilizado a opção de cancelamento e reembolso caso a estatal não tivesse uma solução.
No primeiro contato com os Correios, no dia 10 de maio, a empresa admitiu não estar pagando as terceirizadas em dia, mas descartou indicativos de greve, cogitados pelos empreendedores que usam o serviço. Não houve menção a atrasos e nem a problemas no rastreamento. Porém, até aquele dia, a mercadoria do consumidor estava atrasada apenas dois dias.
Com a continuidade do atraso, O POVO entrou em contato novamente com os Correios para saber atualizações.
A resposta veio por meio de nota: "O serviço de entrega dos Correios segue operando em todo o país. Para algumas situações pontuais e temporárias, a empresa está adotando medidas que estão garantindo a continuidade das entregas."
INSS: vítimas de fraude podem contestar descontos a partir desta quarta-feira | O POVO News
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor
