Hapvida fecha parceria estratégica com grupo de tratamento de câncer Oncoclínicas

Hapvida fecha parceria estratégica com grupo de tratamento de câncer Oncoclínicas

Clientes da Hapvida poderão usar serviços de radioterapia nas redes da Oncoclínicas pelo Brasil, diz jornal

A operadora cearense de saúde Hapvida fechou uma parceria estratégica com a Oncoclínicas, grupo dedicado ao tratamento de câncer, que será anunciada nas próximas 24 horas.

A informação foi divulgada na coluna do Lauro Jardim, no jornal O Globo. O negócio foi fechado após seis meses de negociação.

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As companhias, com capital aberto na bolsa de valores brasileira (B3), ainda não comunicaram o mercado sobre o tema por meio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Está previsto que os clientes da Hapvida poderão usar serviços de radioterapia nas redes da Oncoclínicas por todo o território nacional.

Além disso, o acordo prevê atendimento ambulatorial em oncologia na cidade de São Paulo, com possibilidade de expansão para o interior paulista, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Hapvida lucra R$ 1,83 bilhão em 2024

A operadora cearense teve um crescimento no lucro em 2024. O ganho líquido ajustado aumentou 170,3% e chegou a R$ 1,83 bilhão. No ano anterior, era de R$ 679,4 milhões.

Nos últimos meses de 2024, o lucro foi de R$ 514,7 milhões, quase o dobro de igual período de 2023 (98,8%), quando ficou em R$ 258,9 milhões.

Hapvida aumentou preço dos planos em 10%, em 2024

O preço médio dos planos de saúde da Hapvida cresceu 10% entre 2023 e 2024, indo de R$ 247,10 para R$ 271,80. O odontológico permaneceu quase estável, de R$ 10 para R$ 10,60.

No comparativo entre o terceiro e quarto trimestres de 2024, o valor aumentou de R$ 276 para R$ 282,80. Já no quarto trimestre de 2023 o montante estava em R$ 256,50.

Os planos odontológicos foram de R$ 10,40 no quarto trimestre de 2023, R$ 10,60 no terceiro trimestre de 2024 e R$ 11,20 no quarto trimestre do ano passado.

Base de clientes do Hapvida cresce no trimestre

A Hapvida tinha cerca de 15,8 milhões de clientes no quarto trimestre de 2024. O número de pessoas com planos de saúde subiu 20 mil em relação ao terceiro trimestre.

Já considerando os planos de saúde e odontológicos juntos, a operadora ganhou 39 mil novos clientes, um crescimento de 0,2% entre o terceiro e o quarto trimestres.

No entanto, ao comparar com o ano anterior, a empresa perdeu 58 mil beneficiários nos planos de saúde e odontológicos, representando uma queda de 0,4%.

O vice-presidente de finanças e relações com investidores da Hapvida, Luccas Adib, destacou que a empresa conquistou mais clientes do que o esperado em 2024.

Hapvida está otimista para 2025

Luccas também está otimista para 2025, com uma visão construtiva, apesar de reconhecer que o primeiro trimestre costuma ser mais desafiador no geral.

Já o diretor-presidente (CEO) da Hapvida, Jorge Pinheiro, afirmou que 2025 será um ano de ajustes e aproveitamento de oportunidades, com a revisão de indicadores da empresa.

Jorge informou que os recursos e esforços estão voltados a uma agenda de investimentos em digitalização, ampliação e qualificação da rede própria, com foco nos clientes.

Processos judiciais são desafios para Hapvida

Os analistas da Genial Investimentos, Guilherme Vianna e Luis Assis, analisaram que os processos judiciais contra a Hapvida seguem como pontos de atenção relevantes.

Eles veem melhora operacional nos resultados do trimestre, mas ainda há incertezas. “Apesar dos avanços operacionais, os desafios com judicialização continuam a gerar preocupações.”

“O aumento dos depósitos judiciais ao longo do ano sinaliza um ambiente ainda desafiador para a empresa, e será essencial entender os próximos passos da gestão em relação a essa questão.”

Outros indicadores do balanço da Hapvida

A receita líquida da Hapvida totalizou R$ 28,95 bilhões em 2024, alta de 5,8% em comparação a 2023, impulsionado pelo crescimento dos planos de saúde e odontológicos.

Já a sinistralidade, que mede a relação entre os gastos da operadora com atendimentos médicos e o que ela arrecada com as mensalidades dos clientes, continuou em queda.

No acumulado do ano, a sinistralidade foi de 69,2%, um avanço significativo em relação aos 71,9% registrados em 2023.

Essa melhora aconteceu devido a medidas como o reajuste dos preços dos planos e um controle mais rígido dos custos médicos, segundo a Genial.

A empresa aumentou sua dívida líquida para R$ 4,53 bilhões, com alavancagem subindo para 1,06 vezes. A alavancagem mede o quanto a empresa usa empréstimos para financiar operações em relação ao lucro.

A Hapvida destacou, também, a inauguração de três novos hospitais já no início de 2025 nas cidades de Fortaleza, Manaus e São Paulo, onde busca crescer.

Hapvida 25 Anos | Especial Adoção Tardia

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