Nova ampliação da rede 5G permitirá o acesso a conexão em todos municípios do Ceará

Vale ressaltar, que de acordo com a Anatel, a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas imediatamente nas cidades

A partir da próxima segunda-feira, 4, as operadoras de telefonia móvel que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G nessa faixa em mais 25 municípios do Ceará.

Com esse avanço, todas as 184 cidades do Estado estarão habilitadas a usufruir dessa tecnologia.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Já no Brasil, ao todo, serão 189 novos municípios, que somados aos 5.191 já atendidos, representam 98% da população do País. Confira todas as localidades liberadas no link.

A decisão pela liberação da faixa nessas novas localidades foi realizada durante a Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), que ocorreu nessa quarta-feira, 30.

Esse cenário é visto pelo professor do Departamento de Telemática do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Moacyr Regys, de forma positiva. Para ele, o 5G não tem como benefício apenas a velocidade. 


"Um dos maiores benefícios dessa tecnologia tem relação com o tempo de resposta ( tempo entre o envio de uma determinada informação e a resposta correspondente), que é um ponto muito baixo no 5G", comenta.

Em relação à velocidade, o especialista destaca que a tecnologia em si tem um grande potencial, porém, o alcance depende das operadoras, que precisam colocar sinais "que consigam abranger toda a localidade".

Sobre a faixa de 3,5 GHz, ele explica que ela possui um alcance de alguns quilômetros e "conseguem chegar a velocidade de um gigabit por segundo".

Vale ressaltar, entretanto, que de acordo com a Anatel, a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas imediatamente nas cidades, pois depende da operadora. Além disso, nem todos os aparelhos móveis estão habilitados para utilizar essa conexão.

Moacyr Regys explica que, após a liberação, as operadoras precisam realizar a instalação do 5G no município para que a população possa usufruir do benefício.

Sobre a liberação, ele ressalta que ela "pode demorar alguns poucos meses ou pode demorar até quase um ano. Dependendo da estratégia comercial da operadora".

"Ela vai ter que instalar as antenas, ou pegar as antenas que já existem e compartilhar. Isso depende muito de como foi feito o projeto para fazer a instalação", complementa. 

Porém, o professor ressalta que mesmo com a liberação em todos as cidades do Estado, não existe a certeza de que essa conexão chegará nesses locais, pois "do ponto de vista financeiro, as operadoras preferem municípios mais populosos pois eles trazem um retorno financeiro melhor".

Ele comenta ainda que a operadora só precisará realizar a operação caso o plano de instalação já esteja definido pela população.

TV aberta

A medida adotada pelo Gaispi segue as diretrizes do Edital do leilão do 5G. Dessa forma, os municípios abrangidos são os que a Entidade de Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já “iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita [...] para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS)”, informa a Anatel.

Portanto, após a migração da faixa, os usuários dos canais de TV aberta que recebem as transmissões pela antena parabólica precisam adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências com o 5G.

Outro ponto a se destacar, é de que as pessoas que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à EAF, ou ao Siga Antenado, outro nome para a entidade, que, segundo a agência, tem a capacidade de instalar 10 mil kits por dia.

Além disso, a distribuição do kit deverá ser mantida por 90 dias, podendo ter o período prorrogado para mais 90 dias. A solicitação pode ser realizada no site da Siga Antenado ou por meio do telefone 0800-729-2404.

Um dos aspectos que evidencia o avanço da tecnologia no País é a troca das antenas parabólicas por outro de equipamentos mais modernos ao longo dos anos, afirma Diogo Dellas Torres, coordenador de infraestrutura da Conexis Brasil Digital.

“De fato as operadoras têm trabalhado de forma acelerada, eu diria velocidade parecida aí com o 5G, e tem conseguido instalar a nova tecnologia em muitas mais cidades”.

Diogo explica que as cidades que não receberam o 5G ainda continuam com os outros serviços, como o 4G, funcionando. O ideal é buscar aparelhos compatíveis com a tecnologia.

“A obrigação das operadoras na data de hoje era colocar o 5G somente nas capitais e nós já temos quase 700 cidades no Brasil com o 5G funcionando. E essas operadoras estão trabalhando em antecipar para levar essa tecnologia de ponta”.

Em relação aos desafios para ampliar o serviço para o municípios, Diogo elenca que existem questões logísticas, como a instalação de uma nova estrutura, além dos licenciamentos necessários para a instalação.
“Um é o licenciamento da instalação da antena, que é feito na própria Anatel, e o outro é da infraestrutura de suporte, que nada mais é do que acordo. Para que essa torre seja licenciada é necessário que o município, porque esse licenciamento é municipal, tenha uma lei específica”.

Sobre a legislação, o coordenador destaca que apenas 12 dos 184 municípios cearenses têm leis publicadas que visam às estruturas.

“Quando a gente pega as maiores cidades com mais de 200 mil habitantes no Estado, somente o município de Juazeiro do Norte ele tem uma legislação considerada aderente às diretrizes que estão colocadas na legislação federal e as melhores práticas do licenciamento”.

Outro ponto apresentado é que as novas gestões municipais tenham atenção à pauta.

“É importante que os novos prefeitos tenham um olhar atento para o desenvolvimento tecnológico nos seus territórios, visando publicar essas legislações que viabilizem a instalação dessa infraestrutura”.

Agora, o andamento das instalações seguem o calendário da Anatel. A previsão é que o 5G esteja em todas as cidades brasileiras até 2029, além de 1.700 localidades. Outra meta é que o avanço tecnológico abranja os municípios que ainda não possuem 4G.

Veja as cidades cearenses que terão licença para instalar o 5G a partir desta segunda-feira, 4

  • Acopiara
  • Alto Santo
  • Baixio
  • Banabuiú
  • Boa Viagem
  • Cedro
  • Icó
  • Ipaumirim
  • Iracema
  • Itatira
  • Jaguaretama
  • Jaguaribara
  • Jaguaribe
  • Lavras da Mangabeira
  • Mombaça
  • Monsenhor Tabosa
  • Morada Nova
  • Orós
  • Pedra Branca
  • Pereiro
  • Quixelô
  • Santa Quitéria
  • Senador Pompeu
  • Umari
  • Várzea Alegre

Confira o cronograma de instalação do 5G

  • Capitais e DF: 2022
  • >500 mil habitantes: 2025
  • >200 mil habitantes: 2026
  • >100 mil habitantes: 2027
  • >30 mil habitantes: 2029

*A liberação da faixa de 3,5 GHz, na qual funciona o 5G, está acontecendo mais rapidamente do que o previsto no cronograma, mas as operadoras não são obrigadas a ativar o sinal antes dos prazos pré-determinados no leilão do 5G.

Fonte: Teleco/Anatel

Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais digitais!

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Empresas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar