Ceará apresenta o 3º melhor resultado do Brasil no varejo, em 2023
De acordo com os números, mesmo com a queda mensal, a situação do setor, quando comparada a novembro de 2022, é positiva
O volume de vendas no comércio varejista cearense cresceu 8,3% em 2023 e, com isso, apresentou o terceiro melhor resultado do Brasil, atrás apenas de Tocantins e Maranhão. O percentual é muito acima do que o registrado no País no acumulado do ano, com 1,7%.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que trouxe resultados do varejo relacionados à dezembro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além disso, quando comparado à dezembro de 2022, houve um aumento de 6%. Contudo, na passagem dos meses de novembro para dezembro, o setor apresentou uma queda de 0,7%.
Considerando as oito atividades pesquisadas, em relação a igual mês do ano anterior, cinco tiveram taxas negativas, sendo que as maiores foram livros, jornais, revistas e papelaria (-36,9%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-33,4%) e tecidos, vestuário e calçados (-12,6%).
As outras três atividades apresentaram resultados positivos, com a maior contribuição vindo de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (20,4%).
Levando em consideração a receita nominal de vendas do comércio varejista, o Ceará apresentou aumentou em todas as comparações, sendo que em 2023 cresceu 12%.
Leia mais
Comércio varejista ampliado
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas caiu 0,3% entre novembro e dezembro de 2023. Porém, se manteve acima da média do País (-1,1%).
Por outro lado, apresentou uma reação positiva quando comparado a dezembro de 2022 (8,6%) e no acumulado do ano (7%). Além disso, os indicadores de receita nominal avançaram 0,8% em relação à novembro.
Já o setor que mais se destacou foi o de material de construção (15,6%), seguido por veículos, motocicletas, partes e peças (14,6%). A categoria de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo teve uma retração de 2,2%.
Entenda o cenário nacional do comércio
As vendas do comércio varejista no País recuaram 1,3% na passagem de novembro para dezembro. É o segundo resultado efetivamente negativo para 2023, fora da faixa de variação entre -0,1% e -0,5%, e o de maior amplitude.
Apesar disso, o varejo encerrou o ano no campo positivo, acumulando 1,7%, resultado superior a 2022 (1,0%).
"No ano anterior, o resultado havia sido de 1,0% de crescimento, portanto, em 2023, observamos um resultado maior que em 2022, mantendo a tendência de 6 anos consecutivos de crescimento. Também setorialmente, falando em varejo ampliado, observamos uma disseminação de resultados positivos, com apenas 4 das 11 categorias no campo negativo", avalia o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
Sete das onze atividades pesquisadas no âmbito do varejo ampliado fecharam o ano no campo positivo, sendo que as principais foram veículos e motos, partes e peças (8,1%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (4,7%) e combustíveis e lubrificantes (3,9%).
"O crescimento em Veículos e motos, partes e peças representa uma retomada do setor, que passou um tempo com poucas receitas, principalmente depois da pandemia. O setor observou uma queda muito grande e uma recuperação muito lenta após vários fechamentos nos anos anteriores. O resultado de 2023 representa uma retomada a uma certa normalidade", destacou o gerente.
Pelo lado negativo, as quatro atividades que sofreram queda em 2023 foram outros artigos de uso pessoal e doméstico (-10,9%), tecidos, vestuário e calçados (-4,6%), livros, jornais, revistas e papelaria (-4,5%) e material de construção (-1,9%).
“Analisando as categorias que caíram mais, elas apresentam justificativas bem específicas. A queda de 10,9% em Outros artigos de uso pessoal e doméstico é muito ligada à questão da crise contábil de grandes marcas do setor de lojas de departamento", pontua Santos.
O gerente da pesquisa completa ainda que na categoria Livros, jornais e papelaria já é observada uma tendência histórica de migração dos produtos físicos para os meios digitais, que também seguiu no ano de 2023.
Na passagem de novembro para dezembro, as vendas do comércio varejista mostraram recuo em 13 das 27 unidades da federação, com destaque para Espírito Santo (-14,3%), Rio Grande do Sul (-2,9%) e Paraná (-1,8%).
Por outro lado, pressionando positivamente, figuram 14 estados, com destaque para Alagoas (3,5%), Amapá (3,1%) e Goiás (3,0%).
Já no varejo ampliado, a variação nesse indicador teve resultados negativos em 20 das 27 unidades da federação, com destaque para: Espírito Santos (-6,9%), Paraná (-5,0%) e Tocantins (-4,7%).
Pressionando positivamente, figuram sete estados, com destaque para Alagoas (2,3%), Amapá (1,8%) e Distrito Federal (1,6%).
NOVOS CONCURSOS! Governo lança projeto para simplificar certames | Dei Valor
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor