Reclamações contra serviço de telecomunicação diminuem, diz Anatel
A queda foi de 13,9% ante o semestre anterior, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
Todos os serviços de telecomunicações como celular pós-pago e TV por assinatura tiveram redução das reclamações dos consumidores no primeiro semestre de 2023.
A queda foi de 13,9% ante o semestre anterior, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De janeiro a junho deste ano, foram recebidas 673,5 mil queixas nos canais de atendimento da Agência. E de julho a dezembro de 2022 foram 782,6 mil.
O recuo ocorreu principalmente na telefonia móvel. No celular pós-pago, a Anatel recebeu 18,2% de reclamações a menos e, no celular pré-pago, menos 14,4%.
Nos demais serviços, as quedas foram de 15,3% na TV por assinatura; 13,2% na telefonia fixa; e 6,9% na banda larga fixa.
Já na análise do volume de queixas, que representa a quantidade de contratos das prestadoras com os consumidores por meio do Índice de Reclamações (IR), há retração em relação à base de assinantes das prestadoras.
O cálculo do IR (quantidade de queixas a cada 1 mil contratos) mostra que no primeiro semestre deste ano o índice foi de 0,37, sendo 11,9% menor que o do segundo semestre do ano passado e ainda o mais baixo desde 2015.
Dentre os assuntos mais reclamados, a categoria de cobrança continua a liderer. Ao mesmo tempo, apresentou a maior redução de reclamações: 18,11% a menos que no semestre anterior.
Já a categoria qualidade, funcionamento e reparo segue como o segundo assunto mais reclamado, com queda de 10,53% no número de registros, seguido do assunto cancelamento, com retração de 12,61%.
Como registrar reclamação contra serviço de telefonia, internet e TV a cabo?
A Anatel recebe as reclamações pelos seguintes canais de atendimento: pelo app Anatel Consumidor, pelo site www.gov.br/anatel/pt-br/consumidor, pelo telefone 1331 e presencialmente na Sala do Cidadão.
Cobrança indevida? Conheça as novas regras para contestar
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor