Gastos de estrangeiros sobem 18% no Ceará
È o que mostra estudo do Itaú Unibanco a partir do volume de compras feitas com cartão de crédito fora do país
A retomada do turismo internacional no Ceará já começa a refletir também em uma maior expressividade do consumo. Levantamento feito pela Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, mostra que os gastos de estrangeiros no Estado cresceram 18% no primeiro semestre deste ano, ante igual período do ano anterior.
O estudo feito com base nas compras com cartões de crédito emitidos fora do país mostra que entre os segmentos com maior alta no consumo está a hospedagem, com avanço de 66% no faturamento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em seguida, aparecem supermercados, com 22% e entretenimento, com 21%.
“Observamos gastos muito alinhados com os relacionados ao setor de turismo – hospedagem por exemplo, representa 33% do total gasto pelos estrangeiros no Ceará no primeiro semestre, seguido de restaurantes, com 11%”, comenta Angelo Russomanno, diretor da Rede Itaú.
Ele reforça que o segmento de calçados é a exceção. Apesar de uma representatividade menor, teve a segunda maior alta, de 42%, mostrando que o setor tem chamado a atenção dos turistas que visitam o Brasil.
No primeiro semestre deste ano, dados da Fraport Fortaleza, empresa que administra o Aeroporto Internacional Pinto Martins, movimentou 124,9 mil passageiros internacionais. Aumento de 31,81% no comparativo com igual período de 2022.