Fiesp divulga manifesto em apoio à Reforma Tributária

O documento sustenta que o País tem pressa para atrair mais investimentos, competitividade e empregos

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e mais de 130 entidades e sindicatos do setor produtivo assinaram um manifesto em apoio à aprovação rápida da reforma tributária.

Intitulado "Reforma Tributária Já!", o documento sustenta que o País tem pressa para atrair mais investimentos, competitividade e empregos, objetivos que exigem uma reforma tributária "abrangente, homogênea e moderna".

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O movimento tem entre seus signatários associações que representam os mais diversos setores industriais, entre eles, as indústrias de automóveis, bens de capital, aparelhos eletroeletrônicos, aço e plástico. São responsáveis pela maior parte da arrecadação de impostos no País.

O manifesto pede a adoção do imposto sobre o valor adicionado, o IVA, que é proposto pela reforma e tem o potencial de reduzir substancialmente a carga de tributos pagos pela indústria.

"Apoiamos com convicção essa causa porque ela é boa e necessária para o País", pregam as entidades, citando também estudos que apontam, em 15 anos, um impulso de 12% a 20% ao Produto Interno Bruto (PIB) a partir da aprovação da reforma. "Isso significa, em dinheiro de hoje, R$ 1,2 trilhão a mais circulando na economia", acrescentam.

Em resposta a críticas dos setores de serviços e do agronegócio, que terão maior carga se a reforma passar como está, o documento sustenta que todos os setores econômicos e sociais vão ganhar se o Brasil tiver um sistema de recolhimento de impostos mais racional.

"O tempo e os recursos desperdiçados com a burocracia dos impostos poderão ser investidos de maneira mais produtiva", assinalam as associações.

Com Agência Estado

Veja a carta na íntegra

“O Brasil tem pressa. Precisa de mais investimentos, mais inovação, menos burocracia, ser mais competitivo, mais eficiente, criar melhores empregos para desenvolver-se e garantir o bem-estar de todos. Tais objetivos exigem uma reforma tributária abrangente, homogênea e moderna.

O caminho a seguir, em conformidade com as melhores práticas internacionais, recomenda alinhamento aos 90% dos países do mundo que adotam o imposto sobre o valor adicionado para todos os setores, desonerando as exportações e os investimentos, além de valorizar a produção, o comércio e os serviços

Apoiamos com convicção essa causa porque ela é boa e necessária para o país. A aprovação da reforma tributária dos impostos sobre o consumo, numa primeira etapa, tem o potencial de aumentar o produto interno bruto (PIB) em 12% a 20% em até 15 anos, segundo estudos disponíveis. Isso significa, em dinheiro de hoje,
R$ 1,2 trilhão a mais circulando na economia.

Um Brasil mais dinâmico, competitivo e rico vai emergir, incentivando o crescimento alavancado pelo fim da tributação em cascata e outras práticas
nocivas ao desenvolvimento.

Todos os setores econômicos e sociais vão ganhar se o país tiver um sistema tributário racional – o que há muitos anos deixou de existir. O tempo e os recursos desperdiçados com a burocracia dos impostos poderão ser investidos de maneira mais produtiva.

As empresas optantes do Simples continuarão nesse sistema. No caso do setor de serviços, essas empresas constituem a grande maioria.

Para superar os principais desafios e ter um país próspero, justo e solidário, os brasileiros precisam abraçar a causa que é de todos.

Chega de perder oportunidades! Façamos do Brasil o país que todos almejam! As entidades abaixo assinadas representam atividades que geram milhões de empregos e respondem pela maior parte da arrecadação de impostos no país. Elas manifestam o seu apoio à reforma tributária em tramitação na Câmara Federal, com a expectativa de sua aprovação.

Abaixo, algumas das entidades signatárias:

Associação Brasileira da Indústria Chocolates, Cacau, Balas e Derivados – ABICAB
Associação Brasileira da Indústria de Autopeças – ABIPEÇAS
Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos – ABIMO
Associação Brasileira da Indústria de Iluminação – ABILUX
Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ
Associação Brasileira da Indústria do Plástico – ABIPLAST
Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – ABINEE
Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC
Associação Brasileira da Indústria Processadora de Aço – ABIMETAL
Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – ABIT
Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base – ABDIB
Associação Brasileira das Indústrias de Calçados – ABICALÇADOS
Associação Brasileira de Embalagem – ABRE
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA
Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento – ASPACER
Instituto Aço Brasil
Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial – IEDI
Sindicato da Indústria de Beneficiamento e Transformação de Vidros e Cristais Planos do Estado de São Paulo – SINBEVIDROS
Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de São Paulo – SINDLEITE
Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado de São Paulo – SIMABESP
Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo – SINPROCIM
Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo – SINDUSFARMA
Sindicato da Indústria de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica do Estado de São Paulo – SINPROQUIM
Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes no Estado de São Paulo – SITIVESP
Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo – SINDICAFÉ SP
Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo – SINDUSTRIGO
Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores – SINDIPEÇAS
Sindicato Nacional da Indústria do Aço”.

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

reforma tributária Fiesp industira manifesto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar