Hidrogênio Verde: Senai Ceará assina com instituto alemão para pesquisas
Memorando de entendimento (MoU) com o Instituto Fraunhofer ICT reflete interesse mútuo em gerar e discutir ideias para futuros projetos e desenvolvimento de uma metodologia para certificação de emissões de carbono
Um memorando de entendimento (MoU) para desenvolvimento de pesquisas bilaterais sobre hidrogênio verde (H2V) e crédito de carbono, foi assinado entre o Senai Ceará e o Instituto Fraunhofer ICT. A ação ocorreu na Alemanha, na última terça-feira, 20.
A declaração conjunta de intenções mostra o interesse mútuo dos participantes em gerar e discutir ideias para futuros projetos de pesquisa e desenvolvimento de uma metodologia para certificação de emissões de carbono no Ceará e pesquisa e inovação relacionados à produção de combustíveis sustentáveis.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além disso, inicia a promoção da colaboração científica entre as instituições e de outras atividades elencadas no plano de trabalho.
Vale lembrar que o HUB de H2V do Ceará já contabiliza mais de US$30 bilhões de intenções de investimentos anunciados, prometendo mudar a realidade do Estado. A atividade deve gerar emprego e renda para a população, além de oportunidades de descarbonização da indústria.
Segundo o diretor regional do Senai Ceará e superintendente do Sesi Ceará, Paulo André Holanda, “para atender esse desenvolvimento e agregar valor à economia local, a qualificação profissional, a pesquisa e a inovação são fundamentais”.
Com agenda na Alemanha há 10 dias, Holanda e sua comitiva estão fortalecendo as parcerias existentes e prospectando novos parceiros.
“Temos parceria consolidada com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ) na área de energias renováveis há 8 anos, já na área automotiva temos uma parceria com a MWM e, recentemente, formalizamos uma parceria com a Mahle, para oferta de cursos de montagem e desmontagem de motores diesel, Otto 3 cilindros e motocicletas”, conta.
Leia mais
- Petrobras mira projetos de hidrogênio verde no Ceará
- Ceará tem mais da metade dos projetos de hidrogênio do Brasil
- Elmano participará de Congresso Internacional sobre Hidrogênio Verde
- Relação Portugal e Ceará: dos pequenos negócios ao hidrogênio verde
- Hidrogênio verde aproxima Pecém do Reino Unido
- Hidrogênio Verde é tema de evento para empresários da construção civil no Ceará
- Hidrogênio verde: Holanda contra e Holanda a favor no Ceará
- Contratos firmes e a curto prazo são o próximo passo da produção de H2V
- ZPE do Ceará se diz pronta para receber usinas de hidrogênio verde
Outras parcerias
Na área de serviços técnicos e de inovação, Carlos Egberto, gerente do Instituto Senai de Tecnologia, informa que os laboratórios de metrologia estão realizando serviços de certificação e calibração dos equipamentos para a empresa Sideral Linhas Aéreas (empresa que opera na alemã Fraport).
Ele também destaca que está sendo fechada também uma grande parceria com a Siemens do Brasil, que deverá se concretizar no próximo mês de setembro.
A assinatura é resultado de um plano de trabalho que está em andamento desde outubro de 2022, quando foi feita uma missão industrial promovida pela MEI (Mobilização Empresarial para Inovação), organizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI).
Este ano, a unidade do Senai Barra do Ceará recebeu a visita de uma delegação conduzida pelo Ministério da Economia, Trabalho e Turismo do Estado de Baden-Württemberg. “Formalizamos (agora) nossa parceria que trará grandes resultados. Esta será a importante contribuição do Sesi/Senai Ceará para a transição energética”, afirma o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi Ceará.
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor