Conta de luz terá alta de até 11,54% no Ceará; saiba detalhes

Para os consumidores residenciais, o aumento será de 4,60%, conforme foi definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira, 18, a revisão tarifária na conta de luz no Ceará com o índice médio de 3,06%. O aumento será de 4,60% para os clientes residenciais, e para o consumidor rural, a alta será de 11,54%. Os novos valores passam a vigorar a partir deste sábado, 22.

O percentual do aumento indicado foi ainda maior do que a proposta enviada pela Enel Distribuição Ceará. A companhia havia solicitado, no começo deste ano, um reajuste de 3,62% para os consumidores residenciais e 10,46% para os rurais, que tiveram a retirada do desconto definida pelo Governo Federal.

Para os clientes de média e alta tensão, como indústrias e grandes comércios, haverá uma redução de, em média, -3,77%, um pouco mais do que havia sido sugerido pela companhia (-3,74%).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A revisão tarifária da Aneel é realizada anualmente, com o objetivo de preservar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão, reconhecendo os investimentos realizados pela companhia no período.

Além disso, a definição da nova tarifa considera a atualização dos custos de geração e transporte da energia (transmissão e distribuição) e encargos setoriais.

Na revisão tarifaria deste ano, as tarifas foram impactadas, entre outros fatores, pelo aumento da compra de energia (+1,84%) e dos custos com transporte de energia (+1,23%), que não são controlados pela companhia. A parcela B, que é o custo da distribuidora, ficou negativo, em média -0,21%.

Entenda a composição da tarifa de energia

As tarifas da Enel Ceará são definidas pela agência reguladora, a Aneel, com base em leis e regulamentos federais e contêm custos como impostos, encargos setoriais e custos de geração e transmissão de energia, entre outros.

Estes valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da tarifa de energia, e repassados às empresas de geração, transmissão e ao Governo Federal.

Do valor pago pelo consumidor, 33,76% é de custo de energia, 28,02% de custo de distribuição, 23,34% de tributos, além de outros 9,49% de encargos setoriais e 5,53% de custo de transmissão.

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aneeel enel ceara conta de luz energia reajuste servicos empresas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar