Izolda anuncia redução do ICMS do etanol para 15%

Projeto de lei será encaminhado para Assembleia Legislativa do Ceará

A governadora Izolda Cela assinou nesta segunda-feira, 1º de julho, projeto de lei que reduz de 18% para 15% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do etanol no Ceará. A proposta será encaminhada para Assembleia Legislativa para apreciação dos deputados.

A informação foi divulgada pela governadora em suas redes sociais. "Assinei hoje Projeto de Lei que reduz de 18% para 15% o ICMS do Etanol combustível no Ceará. O projeto segue agora para aprovação na Assembleia Legislativa. Seguimos juntos por um Ceará cada vez mais forte e desenvolvido."

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No dia 12 de julho, o Governo já tinha encaminhado à Assembleia Legislativa do Ceará , que aprovou no mesmo dia,  redução da alíquota do ICMS sobre a gasolina que era de até 29% e caiu para 18%. Sobre esse item ainda há incidência de 2% do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) até 2024. O que, na prática, faz com que a tributação estadual sobre a gasolina seja de 20%.

No Brasil, pelo menos seis estados (SP, MG, PR, GO, RJ, PR e SC) já haviam feito movimento semelhante em relação ao etanol, na esteira da aprovação da emenda constitucional que prevê compensações da União para os estados que reduzirem a carga tributária dos biocombustíveis, aprovada em 14 de julho. Em São Paulo, por exemplo, a alíquota passou de 13,3% para 9,57%. 

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ICMS ceara redução icms etanol izolda cela combustiveis ceara preço etanol

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar